LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Geminídeas! Confira como e onde ver a última chuva de meteoros de 2019

13 de dezembro de 2019 0

Depois da Eta Aquarídeos, uma nova chuva de meteoros acontecerá neste ano de 2019, com possibilidade de ser vista da Terra. A Geminídeas ocorre apenas uma vez por ano e teve início na última segunda-feira (9), com seu ápice nesta madrugada de sexta-feira (13) para sábado (14).

Visível a olho nu de qualquer parte do planeta, o seu pico permite visualizar até 120 “estrelas cadentes” por hora no céu, conforme informa a BBC. O fenômeno ocorre sempre no mês de dezembro.

O período é quando a Terra cruza a órbita do meteoro 3200 Faetonte, durante o trajeto ao redor do Sol. Nesse tempo, os detritos do corpo rochoso chegam a entrar na atmosfera terrestre em alta velocidade.

Esses destroços passam a aproximadamente 260 mil km/h no céu, como se fossem bolas de fogo. Se o céu estiver limpo, as pessoas podem ver o espetáculo sem necessidade de telescópio ou qualquer outro instrumento.

Como ver a chuva de meteoros?

O pico da Geminídeas ocorrerá em torno das 23h desta sexta-feira, para quem mora na região Sudeste do Brasil. Em locais situados mais ao norte, o ápice deverá acontecer mais cedo. Já no Sul, o fenômeno chegará no auge um pouco mais tarde.

Se estiver em um lugar longe da iluminação da cidade, deverá ser mais fácil de ver. Ao se deitar com o olhar direcionado ao céu, espere um pouco para se acostumar com a escuridão. Em seguida, procure a constelação de Gêmeos – localizada acima do ponto leste.

A Lua talvez dificulte a sua visualização. Porém, é possível descobrir o que você está vendo no céu por meio de aplicativos para smartphone, como o Carta Celeste. Ele está disponível para Android e iOS, com links para download no card abaixo do texto.

Você gosta de acompanhar fenômenos celestes que ocorrem ao longo do ano? Interaja conosco!

Carta Celeste

Desenvolvedor: Escapist Games Limited

Grátis - oferece compras no app

Tamanho: Varia segundo a plataforma


0

Comentários

Geminídeas! Confira como e onde ver a última chuva de meteoros de 2019
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Fevereiro 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular