LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

MIT: pesquisadores descobrem indicador de vida extraterrestre por gás fedorento e venenoso

20 de dezembro de 2019 8

Depois do estudo que a matéria escura pode emitir raios gama de dentro do núcleo da Via Láctea, pesquisadores do MIT fizeram mais uma descoberta no mundo da astronomia. A fosfina, um dos gases mais tóxicos e fedorentos encontrados na Terra, seria indicador de presença de vida extraterrestre.

Os cientistas viram que essa molécula somente pode ser encontrada em situações com odor desagradável, tais quais em profundezas de pântanos, fezes de pinguins e intestino de animais como peixes e texugos.

Imagem: Reprodução

Mas o segredo está na sua produção. Apenas bactérias anaeróbicas podem fabricar esse gás – ou seja, seres que não consomem oxigênio. Segundo um artigo da revista Astrobiology, a presença maior desse gás na atmosfera de um planeta criaria um padrão de luz característico, com possibilidade de visualização por um instrumento a até 16 anos-luz de distância.

Desta maneira, uma das formas mais certeiras de encontrar vida em um local rochoso, como um exoplaneta, seria inevitável que a sua produção veio de uma forma de vida extraterrestre.

“Aqui na Terra, o oxigênio é um sinal de vida realmente impressionante. Mas outras coisas além da vida produzem oxigênio também. É importante considerar moléculas estranhas que podem não ser produzidas com tanta frequência, mas que se forem encontradas em outro planeta, tenham apenas uma explicação.”


Clara Sousa-Silva

Autora do artigo e pesquisadora do Departamento de Ciências da Terra, Atmosféricas e Planetárias do MIT

Para completar, o estudo não somente encontrou a importância da fosfina na descoberta de vida fora da Terra, mas também estabeleceu um processo a cientistas para a caracterização dos demais 16 mil candidatos à bioassinaturas.

Você acredita ser possível existir vida em exoplanetas, devido à existência desse gás fosfina? Compartilhe conosco a sua opinião!


8

Comentários

MIT: pesquisadores descobrem indicador de vida extraterrestre por gás fedorento e venenoso
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista