Tech 27 Jan
O Coronavírus ainda é visto como um problema de gravidade baixa na China, mas isso não impede que outros países estejam se preparando para uma possível epidemia mundial. Pensando nisso, a Moderna Therapeutics, empresa de biotecnologia norte-americana, já está estudando para desenvolver uma vacina que combata a doença.
A indústria sediada em Cambridge, Massachusetts, é especializada em criação de medicamentos com base em RNA, uma técnica que, quando um remédio é aplicado em pessoas doentes, o próprio corpo consegue criar uma fonte de defesa para combater o vírus infeccioso detectado.
O vacina está sendo desenvolvida em parceria com o Instituto Nacional de Saúde dos EUA, e tendo como base a variante do Coronavírus (2019-nCoV) que já infectou milhares de pessoas na China, matando oficialmente 56, e está começando a ser encontrada em outros 15 países do mundo.
Os pesquisadores estão realizando os estudos tendo como base a tecnologia mRNA mensageira, que vai conseguir fazer o sistema imunológico identificar o vírus presente em cada célula e isolá-lo até que seja extinto do corpo, agindo de forma eficaz e rápida para prevenir o óbito.
Por enquanto os testes estão sendo realizados em um grupo mínimo de indivíduos, pois é preciso verificar se a vacina está se comportando no corpo como esperado antes de amplificar a bateria de testes em um grupo maior até, finalmente, comercializar essa vacina e disponibilizar em instituições de saúde para proteção da população ou até mesmo curar de vez os infectados.
Comentários