LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

SpaceX lança com sucesso mais 60 satélites para rede de internet global Starlink

29 de janeiro de 2020 12

Atualização (29/01/2020)

Após alguns atrasos por conta do clima pouco estável do Cabo Canaveral, a SpaceX lançou na órbita terrestre mais 60 satélites para formar a rede Starlink, uma "constelação" que quer levar internet de qualidade para praticamente todo o planeta - com exceção dos polos.

Você pode acompanhar o lançamento no player abaixo a partir dos 11 minutos de vídeo.

120 satélites obstruíram observações astronômicas; SpaceX quer 42 mil satélites em órbita

A missão utilizou novamente um foguete Falcon 9 para lançar os satélites, e a empresa conseguiu recuperá-lo com sucesso graças ao sistema automático de pouso. Com este novo lançamento, agora são 240 satélites Starlink em órbita, e pelo visto eles já estão frustrando a comunidade científica de astrônomos.

Isso porque o reflexo emitido pelos satélites fazem com que fotografias e observações astronômicas sejam impactadas diretamente. Como você pode conferir na imagem abaixo, a Sociedade Francesa de Astronomia e Astrofísica (SF2A) mostra a diferença entre a observação antes do lançamento (na foto a esquerda) e após o lançamento (a direita) que, na época, contava com "apenas" 120 satélites Starlink em órbita. O plano da SpaceX é lançar nada menos que 42 mil satélites.

Observatórios comparam fotos antes e após o lançamento da rede Starlink / Imagem: SF2A

Hoje, a empresa afirmou que continua avaliando os resultados obtidos pelo satélite de teste com superfície menos reflexiva, e que também vai publicar atualizações conforme os resultados forem analisados.

Gwynne Shotwell, COO e presidente da SpaceX, afirmou que a empresa planeja lançar pelo menos seis lotes de satélites até o final deste ano, com pelo menos 60 satélites cada um.

Matéria original (27/01/2020)

Com transmissão ao vivo! SpaceX vai lançar 60 satélites Starlink para a órbita da Terra

Nesta terça-feira (28), a SpaceX vai lançar mais 60 satélites da constelação Starlink para o espaço. Eles têm como objetivo o fornecimento de acesso à internet em locais remotos. O primeiro grupo havia sido enviado em maio do ano passado.

A empresa pertencente a Elon Musk irá transmitir ao vivo o lançamento – programado para acontecer a partir das 11h28 da manhã, no horário de Brasília. Será possível acompanhar por meio do site oficial da empresa ou do canal no YouTube, pelo player abaixo:

A partida ocorrerá no Complexo de Lançamento 40, na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA). A expectativa era de a missão ser feita ainda nesta segunda-feira (26). Contudo, a empresa adiou para ter condições climáticas melhores.

Outra missão – também para enviar 60 satélites para a órbita terrestre – estava programada até o final deste mês de janeiro. No entanto, o novo atraso neste de terça-feira deverá fazer com que a companhia realize o próximo somente em fevereiro.

A intenção da SpaceX é mandar mais satélites para o espaço até o final deste ano. Para iniciar o serviço de internet nos Estados Unidos e em parte do Canadá, são esperados outros seis lançamentos.

Para realizar uma cobertura considerada razoável ou moderada, a empresa deveria contar com um mínimo de 400 ou 800 satélites em órbita, respectivamente.

Você acredita no sucesso da SpaceX para fornecer internet por meio dos satélites Starlink? Compartilhe conosco a sua opinião!


12

Comentários

SpaceX lança com sucesso mais 60 satélites para rede de internet global Starlink
  • Vi hoje no céu do RS. Alguém tem alguma informação? O mais estranho é que passaram do sul para o norte.

      • O objetivo é controlar a mente das pessoas que fizerem implante no cérebro por meio da Neuralink

        • Esse negócio de internet é papo furado. Tenho certeza que irão utilizar esses satélites para transmitir jogos do Candangão aqui de Brasília.

            • Um cara que lança carro blindado que ao vivo o vidro quebra com uma martelada, aí é o mesmo que manda milhares de satélites pro espaço,. Se nenhum cair na minha cabeça.... Não acredito que seja "apenas" para internet, nem acredito que é Tesla que está fazendo isso, alguém muito maior por trás disso, se não me matarem pq estou revelando o segredo deles....

                • O cara é um dos mais famosos do atualmente, dono de algumas das empresas mais ricas do mundo. Você não acha que o cara é um gênio?

                  Estamos falando de Elon Musk. Acha mesmo que ele não teria feito o teste umas 1000 vzs? Foi puro marketing, o vídeo circulou por todo lado, sabe o que é isso? A resposta: PUBLICIDADE GRÁTIS.

                  Pensa um pouco, parceiro.

                    • Claro que é. É pra ficar testando o foguete Falcon.

                        • Tem aver com alguma ordem mundial, pra manitorar pessoas sem duvidas, iluminaty e um deles por trás disso, tenho muitas informações sobre esses e outros assuntos ligado ao cosmo

                          • Não acredito que um esforço tão grande seja somente para internet. Penso que seja algum sistema de defesa tipo uma malha de segurança onde ninguém consiga se esconder no planeta.

                              • Boa visão , tambem não acredito nisso de internet , tem algo muito maior que isso por trás desses envios, acredito que seja algo para interceptar meteoros que possivelmente esteja vindo em direção a terra.

                              Android

                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                              Android

                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                              Windows

                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                              Economia e mercado

                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista