LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Não é ficção científica! Drone usa IA para mapear um dos maiores lagos subterrâneos do mundo

04 de fevereiro de 2020 4

O drone com inteligência artificial foi criado pela Stone Aerospace, uma empresa do Texas especialista em robótica que inclusive já enviou alguns projetos para a NASA com finalidade de explorar uma das luas de Júpiter, que contém lagos congelados e água em estado líquido em suas cavernas, chamada Europa. O drone foi apelidado de Sunfish, que em tradução direta é "peixe sol", mas no Brasil é conhecido como "peixe lua".

A primeira caverna visitada por ele se chama Sopro de Dragão, está localizada na Namíbia e foi descoberta em 1986. Seu nome vêm da grande quantidade de ar úmido que saí da sua entrada e do seu interior, que nunca foi visitada por humanos antes. Trata-se de um local importante pois nela localiza-se um dos maiores Lagos subterrâneos do mundo, algo que seria semelhante ao encontrado na lua de Júpiter.

Caverna Sopro do Dragão

A curiosidade fica por conta de que o drone não utiliza GPS, um controlador externo ou rádio para ser guiado, ao invés disso ele utiliza um sistema parecido com os dos morcegos: um sonar. A inteligência artificial do robô analisa os dados recebidos pelo sonar e consegue determinar qual será o melhor caminho para seguir dentro da caverna.

Além de conseguir seguir de maneira sem igual em ambientes sem luz o drone é capaz de realizar um feito incrível: ele consegue criar um mapa tridimensional do local, algo que olhos humanos jamais conseguiriam fazer. Embora o robô veja tudo em 3D, a Stone Aerospace apenas divulgou uma imagem por enquanto, veja ela logo abaixo para ter uma noção de como é a caverna encontrada:

Mapa da caverna em 3D criado pelo Sunfish

Em sua primeira expedição numa passagem o Sunfish conseguiu encontrar um túnel de mais de 175 metros de largura e 60 de altura; logo mais à frente ele foi capaz de encontrar um túnel com mais de 200 metros de profundidade. Sobre a façanha, Bill Stone, CEO da Stone Aerospace disse:

"Estamos falando de veículos que entram em lugares nunca antes vistos por humanos e foi isso que o Sam Fish acabou de fazer pela primeira vez. Ele explorou um lugar completamente desconhecido dentro deste planeta além de onde os humanos já estiveram antes."

Lago Guinas, na Namíbia

O Sunfish também explorou o Lago Guinas com 132 metros de profundidade e o Harasib com mais de 240, ambos localizados na Namíbia.

É interessante ver como os drones surgiram em pouco tempo e estão se mostrando cada vez mais eficientes em encontrar e ajudar a humanidade. Exemplos interessantes estão drones utilizados para combater a malária e até proteger animais de maus-tratos. Se você estiver curioso sobre o assunto, talvez seja uma boa ideia ver a nossa entrevista exclusiva com a DJI.


4

Comentários

Não é ficção científica! Drone usa IA para mapear um dos maiores lagos subterrâneos do mundo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista