LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comer carne pode causar doenças cardíacas e morte prematura, diz estudo

04 de fevereiro de 2020 78

Muitos especialistas têm criado alternativas consideradas “mais saudáveis” ao consumo de carne – como a feita de vegetais mostrada na CES 2020. E um novo estudo vai ao encontro dessas avaliações, ao dizer que esse tipo de alimento pode causar doenças cardiovasculares e morte prematura.

A pesquisa foi publicada na revista Jama Internal Medicine, na segunda-feira (3), e afirma que duas porções de carne vermelha ou aves por semana elevam o índice de desenvolvimento de patologias relacionadas ao coração, além de diminuir a expectativa de vida das pessoas.

Imagem: Reprodução

A ingestão de duas porções de carnes vermelhas processadas, como salsicha ou bacon, aumentava em 7% a chance de surgimento de doenças cardíacas. Já as opções não processadas eram relacionadas a 3% das chances de problemas de saúde. Por último, as aves foram ligadas a 4%. Apenas a carne de peixe não foi associada a condições patológicas.

Por se tratar de um levantamento feito com pessoas que comeram carne duas vezes na semana, a tendência é que mais consumo aumentaria a taxa. Segundo o autor do artigo e epidemiologista nutricional da Universidade de Cornell, Victor Wenze Zhong, qualquer porção pode trazer riscos.

“O aumento do risco associado à ingestão desses alimentos de origem animal, principalmente carne processada e não processada, é pequeno, mas importante. Nosso estudo não encontrou uma quantidade segura para o consumo de carne vermelha. Apenas o consumo zero foi associado a nenhum risco aumentado de doença cardíaca e morte prematura.”


Victor Wenze Zhong

Epidemiologista nutricional da Universidade de Cornell

Metodologia

O estudo acompanhou mais de 29 mil pessoas, já participantes de pesquisas no passado – entre 1985 e 2002 –, durante alguns anos e coletou as informações sobre a quantidade de carne ingerida e as variações de saúde desde então.

É importante destacar que uma porção de carne se trata de um pedaço do tamanho aproximado de um baralho de cartas. Apesar da constatação da relação entre carne e doenças cardiovasculares, não há qualquer prova que foi algo do alimento que tenha causado as patologias.

Qual é a sua avaliação sobre esse novo estudo a respeito do consumo de carne? Participe conosco!


78

Comentários

Comer carne pode causar doenças cardíacas e morte prematura, diz estudo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista