LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo em tamanho real: Galaxy Z Flip vs Motorola Razr

13 de fevereiro de 2020 24

O mercado de smartphones dobráveis está chegando em sua segunda geração este ano com maior disponibilidade de dispositivos e também um foco maior em aparelhos em formato flip, inspirado nos celulares mais populares dos anos 2000 para oferecer uma verdadeira experiência de smartphone que dobra ao meio e se torna um dispositivo compacto para guardar no bolso, ideia bem diferente de um smartphone que se abre para virar um tablet.

Esse novo formato permite que as empresas apresentem aparelhos menores e muito mais baratos. Basta ver a diferença de preços entre o Galaxy Fold e o Galaxy Z Flip no Brasil: enquanto o primeiro foi anunciado por R$ 12.999, o segundo vai chegar por aqui custando "apenas" R$ 8.999, o mesmo preço do seu principal concorrente no Brasil, o Motorola Razr, que também oferece o mesmo formato flip.

72 x 172 x 6.9 mm
6.2 polegadas - 2142x876 px
73.6 x 167.3 x 7.2 mm
6.7 polegadas - 2636x1080 px
Ir para página de comparação

Com dois aparelhos muito semelhantes, é inevitável compará-los lado a lado. Enquanto o Razr se baseia completamente no design do icônico Motorola V3 e ostenta seu formato exclusivo com um grande apelo nostálgico, a Samsung oferece hardware mais poderoso, câmeras melhores e um conjunto geral bem mais interessante pelo preço que se propõe, mas deixa completamente de lado a nostalgia de ter um design inspirado em um clássico.

Se você está se perguntando quais as principais diferenças entre os dois primeiros smartphones dobráveis em formato flip do mercado mundial e também do mercado brasileiro, então continue lendo para conferir qual seria a melhor escolha para você.

Design e tela

Motorola Razr Galaxy Z Flip
Tamanho 6,2 polegadas com proporção 21:9 6,7 polegadas com proporção 21:9
Resolução HD+ (2142x876p) Full HD+ (2636x1080p)
Densidade 373 ppi 425 ppi
Tecnologia P-OLED Dynamic AMOLED

Apesar de compartilharem o mesmo formato flip, os smartphones apresentam design bem característicos. Como dito, a Motorola aposta no formato clássico do V3 para chamar atenção do mundo, e exatamente por isso precisou deixar de lado algumas características de hardware importantes para equilibrar o preço.

Já a Samsung, que fabrica seus próprios componentes como tela, sensores de câmera e bateria, acaba podendo se exibir mais no Z Flip com especificações de alto desempenho, bateria e câmeras melhores que o Razr.

O Motorola Razr se destaca pelo design inspirado no clássico Motorola V3.

Enquanto o Razr oferece uma tela externa grande o suficiente para exibir notificações, responder mensagens e tirar selfies com a câmera principal sem que você precise abrir o smartphone, o Z Flip apresenta uma minúscula tela externa que oferece as mesmas funcionalidades do competidor, mas com detalhes tão pequenos que vai forçar o usuário a utilizar a tela interna flexível do smartphone.

E por falar em tela interna, ambos os aparelhos contam com painel OLED com uma importante diferença na cobertura de cada um. Como dito, a Samsung fabrica sua própria tela, então acaba podendo utilizar as tecnologias mais atuais em seu próprio aparelho e, dessa forma, a empresa apresenta uma cobertura de vidro dobrável ultrafino ao invés do plástico maleável do Razr.

O Galaxy Z Flip não se compromete com design nostálgico e aposta em especificações melhores.

Esse painel de vidro dobrável garante que o Z Flip tenha maior resistência contra arranhões e maior durabilidade, visto que unhas passando pela tela do smartphone da Samsung não deixam vincos no painel, algo que é muito fácil de realizar no modelo da Motorola.

Outra diferença fica para o display: enquanto ambos oferecem o padrão 21:9 para permitir melhor visualização de conteúdo com o aspecto cinematográfico, a Motorola precisa reduzir a resolução da tela por conta do processador intermediário e da bateria reduzida. Uma resolução maior causaria uma grave queda na duração de bateria do smartphone.

Câmeras

Motorola Razr Galaxy Z Flip
Câmera frontal 5 MP de abertura f/2 10 MP de abertura f/2.4
Câmera traseira 16 MP com abertura f/1.7

Principal de 12 MP e secundária
grande-angular de 12 MP

Outra enorme diferença entre os dois modelos fica para o quesito câmera. Mais uma vez lembramos que a Samsung pode produzir seus próprios sensores fotográficos e implementá-los no Z Flip para reduzir os custos, mas a Motorola precisa adquirir os sensores fotográficos para implementá-los em seu smartphone e isso acaba custando dinheiro que seria repassado para os usuários no preço final.

Por conta disso, mais uma vez a Motorola acaba tendo que realizar escolhas para equilibrar o preço do Razr e ainda oferecer câmeras decentes para o uso no dia a dia. Já a Samsung aposta em dois poderosos sensores de 12 MP para a lente principal e a lente grande-angular do seu dobrável, oferecendo maior versatilidade e qualidade.

Bateria e especificações

Motorola Razr Galaxy Z Flip
Bateria 2.510 mAh com carregamento de 15W 3.300 mAh com carregamento carregamento sem fio
Chipset Snapdragon 710 Snapdragon 855 Plus
Processador Oito núcleos de Kryo de até 2.2 GHz Oito núcleos Kryo de até 2.95 GHz
Memória RAM 6 GB 8 GB
Armazenamento 128 GB 256 GB

Assim como nas categorias acima, o Galaxy Z Flip volta a se destacar frente ao Razr em bateria, oferecendo 3.300 mAh contra apenas 2.510 mAh. E essa mesma diferença também se reflete nas especificações de hardware.

Enquanto a Samsung já conseguiu reduzir tanto o valor de fabricação do Z Flip ao conseguir implementar suas próprias câmeras, própria tecnologia de tela e própria bateria, a empresa pode gastar mais em processador, e por isso ela escolhe o Snapdragon 855 Plus de 2019 para equipar o seu dobrável.

Em contrapartida a Motorola ainda precisa reduzir os custos de montagem e fabricação para não poder exagerar no preço refletido ao consumidor, e por já ter gastado com câmeras, tela externa maior e bateria reduzida, a companhia precisa realizar outro sacrifício adicionando um chipset intermediário no Razr: o Snapdragon 710.

Veja também

  • O Samsung Galaxy Z Flip ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Razr 2019 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

24

Comentários

Comparativo em tamanho real: Galaxy Z Flip vs Motorola Razr
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Fevereiro 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular