LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Quinto estado da matéria pode ajudar a solucionar um dos maiores mistérios do universo, dizem cientistas

06 de março de 2020 31

O universo é um grande campo de mistérios, dentre eles, está como tudo se mantém no lugar, pois a gravidade não é suficiente para tanto. Então os cientistas acreditam que a matéria escura, que deve compor 85% do universo, é a responsável por manter o equilíbrio universal. Para estudá-la, o CERN tinha planos para um enorme acelerador de partículas e após alguns estudos os cientistas têm algo novo para apresentar.

O grande problema para os cientistas é que até o momento eles apenas tem a matéria escura como uma teoria que pode ser provada por meio da distorção da luz ao redor de objetos maciços e outros fenômenos do universo que ainda não tem outra explicação.


Logo, se os cientistas nunca encontrarem uma forma de ver ou provar a existência direta da matéria escura, tudo o que eles sabem a respeito da física que comanda o nosso universo e suas partículas ficaria em "xeque". Tentando evitar essa confusão, vários cientistas apontam suas teorias e a Universidade de York, no Reino Unido apresentou uma: o hexaquark d*(2380).

Quarks são as partículas fundamentais, que agrupadas em 3 formam os bárions, que formam a matéria visível que conhecemos. Se dois bárions se unem, eles formam um hexaquark. A teoria da Universidade de York é que, após o Big Bang, vários hexaquark d*(2380) se uniram e formaram o quinto estado da matéria: o condensado de Bose-Einstein.

Sobre isso, o físico nuclear Daniel Watts disse:

"Nossos primeiros cálculos indicam que condensados de hexaquarks d*(2380) são os novos candidatos viáveis para a matéria escura. Este novo resultado é particularmente empolgante, pois não requer conceitos novos para a física."

Para testar a veracidade disso, os físicos planejam procurar hexaquarks no espaço e testar os do tipo d*(2380) em laboratório. Se eles forem encontrados no espaço da mesma forma como já foram encontrados no nosso planeta, o que se mostrou uma missão difícil, eles podem ser o que os cientistas procuraram por tanto tempo: a matéria escura.

Segundo o físico da Universidade de York, Mikhail Bashkanov, que é co-autor do projeto, ainda serão necessários testes pra saber mais do comportamento desses quarks e definir como eles reagem para dizer com certeza se eles são de fato o quinto estado da matéria, que seria a matéria escura.


31

Comentários

Quinto estado da matéria pode ajudar a solucionar um dos maiores mistérios do universo, dizem cientistas
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 359 mortes em 9.056 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

Economia e mercado

Coronavírus: como diferenciar doenças como resfriados, rinite e mais da COVID-19

Android

Top 10! Melhor aplicativo ou canal de saúde para se exercitar em casa | Guia do TudoCelular

Android

Coronavírus: saiba como se comunicar com familiares e amigos durante a quarentena