LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Chip neuromórfico serve como "nariz" e consegue farejar explosivos, drogas e doenças com IA

18 de março de 2020 0

Depois do nariz eletrônico criado há cerca de dois anos, um novo chip de Inteligência Artificial foi desenvolvido para realizar funções dessa parte do corpo, como farejar explosivos, narcóticos e doenças.

Os pesquisadores da Intel e da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, criaram algoritmos neurais que rodam em um chip da empresa – com o nome de “Loihi”. O componente serve como um “processador neuromórfico”, ou seja, ele procura funcionar como os neurônios ligados ao cérebro.

Imagem: Divulgação / Intel

Para gerar artificialmente esse tipo de estímulo e reação na peça, os cientistas pesquisaram como é a atividade elétrica na atividade cerebral de animais, conforme suas reações a certos odores. Eles desenvolveram os algoritmos inseridos nos chips por meio de um diagrama dos pulsos elétricos.

O componente recebeu um treinamento baseado nas respostas de 72 receptores químicos a dez substâncias consideradas perigosas. Na lista, estavam amônia, metano e acetona. Por meio da “representação neural” de cada aroma, o chip foi capaz de simular o processamento cerebral de informações.

O cientista sênior do grupo de computação neuromórfica do Intel Labs, Nabil Iman, ressalta que essa técnica consegue atingir níveis de precisão maiores que outros sistemas inventados no passado.

Segundo a Intel, equipamentos desse tipo poderiam ser utilizados em aeroportos – na identificação de armas e explosivos –, postos de fiscalização e fronteira – na detecção de drogas –, por robôs – monitoramento de emissão de gases na atmosfera – ou no aprimoramento de produtos por fabricantes de detectores de fumaça.

Você acredita que um “nariz eletrônico” poderá realizar funções importantes no futuro? Participe conosco!


0

Comentários

Chip neuromórfico serve como "nariz" e consegue farejar explosivos, drogas e doenças com IA
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa