LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

PlayStation 5: Sony revela especificações, retrocompatibilidade e mais do console

18 de março de 2020 32

Pouco depois da Microsoft revelar as especificações do Xbox Series X, a Sony decidiu entrar na "guerra dos consoles" revelando finalmente as especificações do seu próximo lançamento do mundo dos jogos: o PlayStation 5. A fabricante já havia marcado um evento para hoje onde contaria mais sobre o videogame e hoje temos as novidades.

A Sony está prometendo que o PS5 vai ter suporte a resoluções 4K e 8K com atualização de 120Hz e também há planos para adicionar áudio em 3D para aumentar a imersão durante a jogatina, além disso, ela planeja inserir um modo de baixo consumo de energia e retrocompatibilidade com jogos do PlayStation 4. Infelizmente a Sony ainda não mostrou o console, mas contou tudo sobre as especificações.

PlayStation 4

Agora sem mais delongas, vamos começar pelo processador, que será um AMD Zen 2 de oito núcleos com frequência variável de até 3,5GHz e uma GPU customizada com base na AMD’s RDNA 2 que vai entregar 10,28 teraflops de potência e 36 unidades computacionais de 2,23GHz. O PS5 terá 16GB de RAM GDDR6 com 825GB de armazenamento no tão esperado SSD.

O uso de memória SSD ao invés de disco rígido é uma das especificações mais aguardadas do PlayStation 5, afinal, a Sony prometeu reduzir o tempo de carregamento dos jogos para quase zero e isso só seria possível com o uso desse novo tipo de memória. Para se ter uma noção, o líder de hardware dos consoles da Sony, Mark Cerny, fez um comparativo.


Nessa comparação o PS4 levou 20 segundos para carregar 1GB de dados, enquanto o PS5 tem o objetivo de conseguiu carregar 5GB de dados em 1 segundo. O SSD incluso no console utiliza NVMe SSD padrão e o console permite conectar mais discos utilizando cabo USB.

As memórias que nesse caso serão do tipo SSD, devem ter especificações compatíveis com o alto padrão exigidas pela Sony para funcionar no PS5, ou seja, trabalhando numa velocidade de pelo menos 5,5GB/s.

O PlayStation 5 também contará com um leitor de Blu-Ray 4K para jogos, mas eles precisarão ser instalados na memória do videogame, provavelmente porque um jogo rodando numa mídia física como um Blu-Ray não vai ter os mesmos tempos de carregamento que um SSD.

Se focarmos nos números, podemos dizer que na realidade o Xbox Series X é mais potente que o PlayStation 5, pois eles são baseados no mesmo processador e arquitetura de GPU, mas a Microsoft utiliza núcleos de 3,8GHz contra 3,5 no processador contando com 12 teraflops contra 10,28 no PS5. Além disso, o Xbox tem 52 unidades computacionais de 1,825 GHz enquanto o console da Sony só tem 36, mas em velocidade superior: 2,23GHz.

Entretanto, o videogame da Sony tem uma grande vantagem aqui: a velocidade dos componentes de GPU e CPU são variáveis. Sendo assim, a energia não utilizada pela CPU pode ser transferida para a GPU para garantir um desempenho dinâmico melhorado em diferentes tipos de jogos, afinal, muitos jogos exigem mais do 3D enquanto que outros exigem mais do processamento.

A Sony não revelou ainda a data de lançamento do novo console e muito menos detalhes sobre os seus acessórios, como controles, mas anúncio oficial com todas as informações incluindo o visual deve ocorrer ainda neste ano.


32

Comentários

PlayStation 5: Sony revela especificações, retrocompatibilidade e mais do console
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista