LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: entenda as diferenças das doenças de coronavírus – Covid-19, SARS e MERS

19 de março de 2020 7

A pandemia que abalou o mundo ainda segue com a necessidade de isolamento social em muitos países do mundo, inclusive o Brasil. Apesar de ser a mais nova, a Covid-19 não é a primeira doença espalhada por algum tipo de coronavírus pelo mundo.

Outras duas doenças – SARS e MERS – já circularam por vários países no século XXI. Mas o trio possui suas diferenças, as quais ajudam a entender quais são os perigos de cada condição. Entenda mais a seguir:

Origens

A primeira doença do grupo de patógenos “coronavírus” foi a SARS – Severe Acute Respiratory Syndrome, ou “Síndrome Respiratória Aguda Severa”, em tradução livre. Ela foi identificada primeiramente em novembro de 2002, na província de Guangdong, localizada no sul da China. Apesar de não ter uma origem confirmada, a tese mais aceita é que tenha surgido de morcegos e passado para gatos, até que fosse transmitida a humanos.

Já em 2012, surgiu um primeiro relato na Arábia Saudita do MERS – Middle East Respiratory Syndrome, ou “Síndrome Respiratória do Oriente Médio”, em tradução livre. Ele foi causado por um coronavírus considerado “primo distante” da SARS, também de forma zoonótica, ou seja, transmitido de animais para humanos. Os cientistas acreditam que também veio de morcegos, os quais passaram para camelos dromedários antes de chegar nas pessoas.

Por último, o chamado “novo coronavírus” teve seu epicentro em Wuhan, na China, ainda em dezembro do ano passado. Apesar de também suspeitarem de morcegos terem passado a outros animais, antes de chegar nos humanos, sua fonte ainda não foi confirmada.

Transmissão vs taxa de mortalidade

Há duas semanas, a NBC News realizou um levantamento dos dados de casos confirmados e número de mortes entre as três doenças. A pioneira SARS vitimou 813 pessoas, de um total de 8.437 pessoas contaminadas – uma taxa de mortalidade de 9,63%. A condição se espalhou para 26 países em continentes como América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, até ser contida em julho de 2003.

O MERS, por sua vez, levou a óbito 861 pacientes, com um total de 2.499 – uma proporção de 34,45%. Esta doença chegou a 27 países de Europa, África, Ásia e América do Norte.

Por último, a Covid-19 – até o momento de produção deste texto – já conta com 242.191 casos confirmados, em um total de 160 países. Foram 9.843 mortes por enquanto, com o maior número registrado na Itália (3.405), que passou a China (3.245) nesta quinta-feira (19) no índice de falecimentos pela doença. Confira no gráfico abaixo feito pela NBC e publicado no último dia 5 de março, com dados atualizados pelo TudoCelular em 19 de março:

Imagem: NBC News - Editada pela coluna Detetive TudoCelular
Mais transmissibilidade, menos mortalidade

Como é possível conferir nos dados, o grande diferencial da Covid-19 em relação às doenças antecessoras é a sua capacidade de transmissão. O “novo coronavírus” tem uma capacidade de se espalhar pelo mundo muito maior que a apresentada nas outras síndromes.

Apesar de sua taxa de mortalidade girar na faixa de 4% – inferior às condições anteriores, as incertezas de possíveis sequelas a quem se cura – como mostram uma pesquisa feita em Hong Kong – e o alto índice de morte em grupos de risco – como idosos acima de 80 anos – são os fatores que justificam toda e qualquer medida a se tomar para tentar conter o avanço da doença.

Qual é a sua avaliação ao comparar as três doenças conhecidas que foram transmitidas por coronavírus? Participe conosco!


7

Comentários

Detetive TudoCelular: entenda as diferenças das doenças de coronavírus – Covid-19, SARS e MERS
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 24.512 mortes em 391.222 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

Samsung

Dividindo com a TSMC! Samsung fabricará GPUs básicas de 7 nanômetros para a Nvidia

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Maio 2020

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular