LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: Anvisa muda regras para distribuição de cloroquina a pessoas com malária

25 de março de 2020 14

Nesta quarta-feira (25), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alterou as normas para a distribuição de remédios controlados. Ao todo, são dois itens modificados. Um deles deixa de exigir receita especial a pacientes que já recebem do governo remédios à base de cloroquina.

A intenção do órgão é aplicar a mudança a “"programas como o da Malária que já tem um procedimento específico de distribuição dos medicamentos para seus pacientes”, como afirma a decisão na edição extra do Diário Oficial da União. A exigência de receita branca de controle especial, em duas vias, permanece em vigor para os pacientes que compram os medicamentos em farmácia.

Imagem: Reprodução

Já o segundo item modificado consiste em liberar as indústrias farmacêuticas de cumprirem exigências sobre embalagens e rótulos de medicações controladas, caso produção remédios com cloroquina e hidroxicloroquina.

A Anvisa entende que não faria sentido alterar as embalagens no momento. Elas, por regra até então, deveriam vir com algumas informações e dizeres obrigatórios.

A decisão foi motivada devido aos estudos que são feitos sobre a eficácia do uso dessas substâncias no tratamento a pacientes com a Covid-19. Contudo, é importante ressaltar que nenhuma pesquisa conclusiva chegou a comprovar a utilização delas como um método eficiente para combater a doença transmitida pelo novo coronavírus.

Vale ressaltar que também não é recomendado tentar se automedicar com a cloroquina sem uma recomendação médica. Um homem que resolveu tomar o remédio por conta própria chegou a morrer nos Estados Unidos.

Você concorda com as mudanças de regra feitas pela Anvisa para o medicamento? Participe conosco!


14

Comentários

Coronavírus: Anvisa muda regras para distribuição de cloroquina a pessoas com malária
  • Sinceramente ideal seria deixar essa mudança da receita especial pra daqui um tempo, depois de acalmar a questão do covid, pois se agora não é recomendado ir à consultas só em último caso, como os pacientes vão fazer? Melhor seria que em toda venda os farmacêuticos desses as devidas instruções ou sei lá ver se a pessoa tem pelo menos a receita comum, pois essa mudança agora só vai complicar.

      • ANVISA fez isto pois pessoas estavam indo nas drogarias e comprando tudo desde que Trump falou do medicamento e notícia chegou aqui.

        Aí que já faz uso contínuo para outras doenças não estava conseguindo o medicamento para comprar.
        Agora só com receita.

        noticias.r7.com/saude/falta-de-remedio-que-esta-em-teste-contra-covid-19-prejudica-pacientes-20032020

          • Sinceramente conversando com algumas pessoas, inclusive com alguns de farmácia, a mídia parece estar querendo apavorar o povo, pois esse medicamento não "tinha" demanda tão alta, muitas pessoas que o usam na maioria das vezes compra uma caixinha antes sempre no fim da anterior, com início da pandemia quem usa, até para evitar sair, comprou 2/3... caixas, assim até com a compra só de quem usa a demanda foi maior (eu mesmo que comecei usar um remédio que terei que usar por 90 dias, tinha comprador só 1 caixa, depois como já ia na farmácia para evitar ficar saindo já comprei outra), e isso de um produto que as farmácias costumavam não ter tanto estoque (compram pela média que vende), SIM teve a procura de uns doidos que ouviram referente ao tratamento do corona, mas na vida real parece que não foi gigante como falam na mídia.

            De qq forma meu comentário foi em relação de alguém hoje ter que ir em uma consulta, quando a indicação é não ir se não foi muito necessário (inclusive para evitar riscos de contaminação com corona)

            #PAS

              • Teve uma mulher que não lembro se é famosa ou subcelebridade comprou e até pediu desculpa no Insta.

                E outra, a pessoa com medo do Covid vai em compra.
                Mas não faz ideia da dose.
                2 pessoas morreram na Nigéria.

                Por isto o certo é esperar todos os testes e liberação dos órgão de saúde.

                  • Sim ví essa celebridade, mas a compra não foi em massa como a mídia diz não (conforme comentei deve uns "doido" que compraram)
                    Na minha opinião só não vale tomar produto de limpar aquário, que aí não tem cristo (buda etc) que ajude rsrsrs

            • a justiça ta precisando dar umas pauladas na imprensa em geral, ai vão começar a tomar jeito, falam o que quer

                • Mais uma MENTIRA grotesca desse site safado e MENTIROSO. Quem morreu nos EUA foi um retardado que tomou líquido de limpeza de aquário que não tem NADA a ver com o remédio cloroquina. Vocês não passam de lixo esquerdopata que mentem o tempo todo na tentativa de atacar o presidente (nosso e dos EUA) e, ao mesmo tempo, ficam elogiando a pior ditadura da história mundial, a do Partido Comunista Chinês.

                  Tech

                  Coronavírus: Brasil chega a 201 mortes em 5.717 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

                  Economia e mercado

                  Coronavírus: como diferenciar doenças como resfriados, rinite e mais da COVID-19

                  Android

                  Top 10! Melhor aplicativo ou canal de saúde para se exercitar em casa | Guia do TudoCelular

                  Android

                  Coronavírus: saiba como se comunicar com familiares e amigos durante a quarentena