LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: um mês após primeiro caso, Brasil perde apenas para China em evolução de contaminações

27 de março de 2020 22

O Brasil completou, na última quinta-feira (26), um mês desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus. Até o momento, os dados apontam para 2915 pessoas infectadas com a Covid-19 e 77 mortos, sendo o primeiro notificado no dia 17 de março, quando estados como São Paulo e Rio de Janeiro já haviam adotado medidas de segurança.

O estado de São Paulo, inclusive, lidera o ranking nacional, com 1052 casos e 58 mortos. O primeiro caso foi notificado no estado e, 20 dias depois, o Rio de Janeiro decretou quarentena, enquanto a capital paulista e outros sete estados adotaram medidas de restrição de pessoas.

A primeira morte foi registrada logo após o início das medidas restritivas. Uma semana depois, no dia 24 de março, a quarentena passou a ser adotada em todo o estado. Em um comparativo com outros importantes focos de coronavírus ao redor do mundo, o país tem curva evolutiva de casos inferior somente à da China no primeiro mês. Vamos mostrar, a segtuir, como quatro países lidaram com o aumento de casos de Covid-19.

Primeiro foco da doença, a China alertou a OMS sobre o coronavírus em 31 de dezembro de 2019. Pouco mais de 20 dias depois do alerta, a cidade de Wuhan, centro das infecções, foi isolada e, na sequência (dia 24), 40 milhões de habitantes entraram em quarentena. As fronteiras foram fechadas no dia 30 de janeiro e, no dia 31, o país somava 9802 casos e 213 mortes, com taxa de mortalidade de 2,2%.

A Itália foi a que mais demorou para registrar o primeiro caso, apenas em 31 de janeiro e, no mesmo dia, voos com origem ou destino à China foram suspensos. A primeira morte foi registrada 20 dias depois, quando o país contava com 17 infectados. Com isso, a região da Lombardia, epicentro da doença no país, recebeu toque de recolher, o que afetou 50 mil pessoas. O primeiro ministro Italiano suspendeu decretos municipais e estaduais para 'evitar o caos' e, um mês após o primeiro casos, a Itália contabilizava 1694 casos com 29 mortes.


O primeiro registro de contaminação nos Estados Unidos aconteceu em 22 de janeiro. Por lá, a primeira medida foi colocar em quarentena repatriados de Wuhan e de um cruzeiro no Japão. Um mês após o primeiro caso, os EUA contabilizavam apenas 15 casos, sem nenhuma morte.

A Coreia do Sul teve o primeiro caso confirmado no dia 20 de janeiro, e a administração local começou a rastrear possíveis focos de transmissão, e uma das medidas foi estabelecer quarentena a quem vinha de Wuhan. Foram feitos testes em massa, com isolamento de contaminados, incentivo ao home-office e desinfecção de estações de metrô. Tudo isso antes de 2 de fevereiro, e as escolas adiaram a volta às aulas. Por lá, autoridades descobriram um foco de contaminação por conta de um culto religioso. Um mês após o primeiro caso, a Coreia do Sul tinha 104 casos confirmados e apenas uma morte.


22

Comentários

Coronavírus: um mês após primeiro caso, Brasil perde apenas para China em evolução de contaminações
  • O Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes.....o vírus já está disseminado em todo território, ter mais casos é normal, já que o vírus já se alastrou ......ficar em casa em quarentena não adianta mais , pessoas do grupo de risco: Idosos e pessoas com doenças graves ou respiratórias devem receber cuidados especiais quarentena total e observação !!! Já a outra parte da sociedade vão pegar o gripe chinês mas não vão ter complicações !!! Qualquer hospital no mundo recebendo muita gente ao mesmo tempo , o sistema entra em colapso, enfrentar o vírus, informar a população como deveria agir , cuidados higiênicos, cuidados ao voltar do trabalho, cuidados com os grupos de risco, deveriam ser prioridade dos governadores, informar a população, e não prender a população em casa igual bicho, fechando as cidades, quebrando a economia .....toque de recolher, um absurdo total.....!!! Eles não perceberam que quebrando a economia , muita gente entrará em desespero, pois muitos ficarão desempregados, com fome e com o vírus !!! O que esses governadores e prefeitos estão fazendo é assassinato em massa !! Aqui em Maringa-PR dengue mata geral todo,esse ano já morreram 12....!!! Comunismo total o que estamos vivendo, povo preso dominado pelos políticos....!!!

      • Ah, li o final. É um bolsominion

          • Nem me dei ao trabalho de ler o comentário todo. Ficar em casa não adianta mais? A primeira coisa que todos os países fizeram depois que a situação saiu de controle foi implantar a quarentena. Olhe para a Itália. Quarentena faz com que assintomáticos não espalhem ainda mais o vírus e evita casos e mortes desnecessárias, além de achatar a curva de evolução do vírus

            • Se fizessem mais testes, mas pessoas contaminadas apareciam, inclusive mortes por doenças pulmonares similares ao do corona.

              • só uma "gripezinha", vão pras ruas...

                  • comprem um iPhone, só passa raiva com Android quem quer

                      • No 1º mês SP 1052 casos e 58 mortos, e a Italia no 1º mês 1694 casos com 29 mortes.
                        Vcs tem idéia da merda que vai dar em SP? SP tem 46mi ha e 250milkm2 e Italia 60mi ha e 300milkm2.

                        • E tem gente que ainda não entendeu a gravidade da situação

                            • Brasil é a nova Itália, em coronavirus.

                              • Carnaval tocou o f0d45e no virús, mas a culpa é do bozo...

                                Tech

                                Coronavírus: Brasil chega a 70.398 mortes em 1.800.827 casos confirmados | Relatório diário

                                Google

                                Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

                                Apple

                                Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                Android

                                Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020