LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: vitamina D pode reduzir risco de contágio por Covid-19, diz estudo

28 de março de 2020 24

Pesquisadores da Universidade de Turim, na Itália, realizaram um estudo com pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) e chegaram a um resultado importante: a vitamina D pode ser usada como uma forte aliada para ajudar no combate à doença.

Claro que o estudo não considera a vitamina D como a cura para a Covid-19, mas sim como uma ferramenta indicada para reduzir os fatores de risco. Segundo os autores, Giancarlo Isaia e Enzo Medico – formados em Geriatria e Histologia, respectivamente - grande parte dos pacientes hospitalizados tem algo em comum: a deficiência da vitamina D no organismo.

Ter vitamina D suficiente no organismo pode ser necessário para determinar uma maior resistência às infecções de covid-19, (possibilidade) que, apesar de haver menos evidências científicas, pode ser considerada verossímil

Imagem/Reprodução: Ministério da Saúde. Números de casos no Brasil.

Aproveitando a conclusão do primeiro estudo, os pesquisadores também fizeram uma análise secundária. Seguindo as recomendações da Associação Dietética Britânica, eles investigaram a falta de vitamina D em pacientes idosos, que são os principais integrantes do grupo de risco.

Como resultado, os autores do estudo sugerem que médicos adotem medidas de prevenção para garantir um nível adequado de vitamina D na população. Essa medida deve ser adotada em diversos casos:

sobretudo em pacientes já contagiados, seus familiares, agentes de saúde, idosos frágeis, no público de residências assistenciais, em pessoas em regime de isolamento e em todos aqueles que, por vários motivos, não se expõe adequadamente à luz solar

Como a vitamina D pode ser obtida pela simples exposição solar, os pesquisadores recomendam que pessoas do grupo de risco passem algumas horas em ambiente externo. Isso deve ser feito sempre observando os horários onde a incidência solar não irá prejudicar a saúde.

É possível suprir a carência da vitamina passando algumas horas em varandas e terraços, além de ingerir alimentos ricos em vitamina D e tomando preparados farmacêuticos especiais - mas sempre após consulta médica.


24

Comentários

Coronavírus: vitamina D pode reduzir risco de contágio por Covid-19, diz estudo
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 24.512 mortes em 391.222 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

Samsung

Dividindo com a TSMC! Samsung fabricará GPUs básicas de 7 nanômetros para a Nvidia

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Maio 2020

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular