
Curiosidade 31 Mar
31 de março de 2020 0
A humanidade sempre contou com a ciência para sobreviver e evoluir. Nos últimos meses, temos visto o quanto ela é importante para nós no combate ao coronavírus diante de vários avanços em pesquisas como a mais recente envolvendo um nanomaterial que promete desativar o COVID-19 no organismo. Entretanto, agora o nosso assunto é sobre uma doença muito séria: o câncer.
Estamos falando de um teste que é capaz de detectar até 50 tipos diferentes de câncer no organismo humano. Uma poderosa ferramenta para o diagnóstico, afinal, o tratamento precoce da doença pode salvar a vida do paciente. Para ser tão sensível, o teste analisa alterações químicas do DNA, que são causadas pela doença, e com isso ele consegue determinar até qual o tipo do tumor.
Pesquisadores publicaram na revista da Annals of Oncology que o teste foi criado utilizando aprendizado de máquina, dessa forma, ele procura padrões nos dados obtidos pelo exame do paciente e os interpreta para classificar esses resultados dizendo que o paciente tem câncer ou não e ainda dá mais detalhes sobre a condição, caso seja positiva.
Após alimentar o sistema de identificação de alterações químicas no DNA, que são chamadas de metilação, o sistema foi posto à prova com 1.264 amostras de sangue. Metade delas eram de pacientes com diagnóstico positivo e o sistema acertou ao classificar 99% delas. Segundo os cientistas, o método se mostra mais eficaz em estágios avançados do câncer.
David Crosby, da Cancer Research UK diz que ainda é preciso melhorar muito o teste, afinal, os estágios iniciais são onde a detecção deve ser mais precisa e num diagnóstico tão sério, erros podem ser altamente prejudiciais para o paciente.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários