LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vai ficar para trás? Samsung atrasa lançamento de litografia de 3nm

06 de abril de 2020 0

A cada ano, a corrida por processadores mais eficientes é cada vez mais concorrida. Muitas são as variáveis para que esses componentes fiquem melhores sem consumir tanta energia, mas a principal delas é a litografia em que são fabricados: quanto menor for, menor será o trajeto percorrido pelos dados, e consequentemente menor será o gasto energético.


Atualmente, a menor litografia produzida é a de 7nm, presente nos mais recentes chips da AMD, que conseguiram grandes ganhos de performance mantendo a eficiência, e rumores já indicam que os próximos iPhones devem vir produzidos com 5nm. As fabricantes, no entanto, já buscam por números ainda menores, e têm como um dos próximos objetivos os 3nm.

A TSMC já havia anunciado seus planos para a novidade, com previsões de lançamento para 2022, e sua concorrente Samsung pretendia ser ainda mais rápida, com produção em massa do novo processo prevista para 2021. Porém, a crise com o novo Covid-19 parece ter atrasado a sul-coreana.

Segundo o site Digitimes, o isolamento social e o impacto causado na economia e nas indústrias devem fazer com que a produção comece apenas em 2022, encostando em sua rival. Vale lembrar que as duas companhias são responsáveis pela fabricação dos chips equipados nos iPhones, mas a TSMC é responsável pela maior parte da produção. Atingir o menor processo primeiro poderia dar oportunidade para que a Samsung assumisse a liderança.


Resta agora esperar para ver quem será capaz de atingir o estágio de produção em massa primeiro, e quem sabe liderar o cenário do mercado de processadores no ano que vem.


0

Comentários

Vai ficar para trás? Samsung atrasa lançamento de litografia de 3nm
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista