LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: São Paulo estende quarentena em todo o estado por mais 15 dias

06 de abril de 2020 9

Durante a coletiva realizada no começo da tarde desta segunda-feira (6), o governador de São Paulo, João Doria, anunciou a prorrogação do período de quarentena no estado, com o objetivo de combater o avanço da pandemia de coronavírus na região.

Até então, o prazo para o término do período de distanciamento social era esta terça-feira (7). Agora, a determinação estende por mais 14 dias o isolamento. Como a publicação no Diário Oficial entrará no dia 8, a nova quarentena vai até 22 de abril.

Doria ainda reforçou as medidas, ao anunciar que as Guardas Municipais ou Metropolitanas têm autorização para chamar a Polícia Miliar a fim de dissipar qualquer movimento ou aglomeração de pessoas. As autoridades também estão autorizadas a lacrar qualquer estabelecimento considerado não-essencial que esteja aberto.

“Nenhuma aglomeração de nenhuma espécie em nenhuma cidade de São Paulo será admitida. As Guardas Municipais ou Metropolitanas deverão agir e, se necessário, recorrer à Polícia Militar para que imediatamente possa haver a dissipação de qualquer movimento ou aglomeração de pessoas. Esta é uma deliberação que deverá ser rigorosamente seguida pela população do estado de São Paulo na defesa de suas vidas e de seus familiares.”


João Doria

Governador de São Paulo

Medidas de isolamento já dão resultado positivo

Segundo dados do Instituto Butantan, as medidas de isolamento social já conseguiram diminuir a proporção da contaminação em São Paulo. Antes do distanciamento, a transmissão era de uma para seis pessoas. Atualmente, a taxa já é de uma para menos de duas.

A epidemia poderá ser considerada “controlada” apenas quando o índice for inferior a um para um. Além disso, o estudo da entidade indica que, sem quarentena, o sistema de saúde iria precisar de mais 20 mil novos leitos, dos quais 6,5 mil seriam para UTI.

“Esses resultados positivos reforçam a importância das medidas de afastamento social adotadas. A evolução da epidemia indica claramente que as medidas tem que ser mantidas, e a adesão da sociedade, reforçada. O Centro de Contingência avalia diariamente o impacto das medidas na mobilidade das pessoas, e a constatação é que ainda existe espaço para melhoria. Neste momento crítico da epidemia, a única medida efetiva ao nosso dispor é o distanciamento social.”


David Uip

Médico e chefe do Centro de Contingência da Covid-19 em São Paulo

Qual é a sua avaliação sobre a decisão do estado paulista de aumentar a quarentena no território? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.


9

Comentários

Coronavírus: São Paulo estende quarentena em todo o estado por mais 15 dias
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista