Lançamentos 12 Jul
A Microsoft anunciou oficialmente hoje que os serviços cognitivos da Azure receberam uma importante atualização com foco em desenvolvedores brasileiros, trazendo a inclusão da Francisca, nova voz neural que fala o português do Brasil (pt-BR).
Trazendo a mesma prosódia (emprego correto da acentuação tônica das palavras), Francisca segue o caminho das outras vozes neurais do TTS no Azure - Guy (inglês americano masculino), Jessa (inglês americano feminino), Katja (alemão feminino), Elsa (italiana) e Xiaoxiao (mandarim chinesa).
Para validar a naturalidade da nova voz, a Microsoft realizou estudos de MOS (Mean Opinion Score) , usando 60 falantes nativos, examinamos 30 áudios produzidos por Francisca no estilo neutro e outros 30 no estilo alegre. As impressões gerais foram classificadas em uma escala Likert de 1 a 5, com naturalidade nas variações de ritmo, variações de afinação, tensões, pausas e inteligibilidade. A fala humana e a voz pt-BR de outro provedor de serviços em nuvem (empresa X) foram usadas como benchmarks. Os resultados mostraram um feedback muito positivo sobre a Francisca nos estilos neutro (4,44) e alegre (4,38).
Um aspecto interessante no anúncio é que, segundo a própria Microsoft, os desenvolvedores poderão adaptar a voz para diferentes cenários usando o TTS neural, fazendo com que, por exemplo, ela utilize um tom mais alegre para expressar emoções, algo que pode ser melhor adaptado para funções específicas como a aplicação em bots de bate-papo, por exemplo.
Os desenvolvedores interessados já podem obter mais informações relacionadas a utilização da Francisca e de outros (para demais idiomas) através do link abaixo:
Comentários