LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: remédio contra Aids pode ser mais eficaz contra Covid-19 que cloroquina

07 de abril de 2020 4

Não é uma novidade que vários tratamentos têm sido testados para combater o novo coronavírus. Apesar de o mais conhecido tenha sido a cloroquina – mesmo com suas várias reações adversas e sem maiores comprovações científicas –, uma nova alternativa aparenta ser mais eficaz no efeito contra a Covid-19.

Segundo uma pesquisa da Fiocruz, o medicamento atazanavir – utilizado com frequência no tratamento da Aids – conseguiu parar a replicação do vírus e diminuir a produção de proteínas que geram a inflamação nos pulmões.


Por ser um remédio utilizado há mais tempo e considerado seguro, ou seja, com menos impactos tóxicos e adversos no organismo das pessoas. Outra possibilidade tem sido administrar o atazanavir combinado com o ritonavir – também usado contra o HIV.

De acordo com o autor do estudo, Thiago Moreno, as medicações administradas também devem ser aliadas a práticas de distanciamento social, as quais já têm sido tomadas por governadores e prefeitos em boa parte do Brasil.

“A análise de fármacos já aprovados para outros usos é a estratégia mais rápida que a ciência pode fornecer para ajudar no combate à Covid-19, juntamente com a adoção dos protocolos de distanciamento social já em curso.”


Thiago Moreno

Virologista do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde

O especialista destaca que, durante as três avaliações – observação da interação molecular, experimentos com enzimas e testes in vitro –, os resultados obtidos foram melhores que os vistos na comparação com a cloroquina. Ele ainda reforça que, quanto mais substâncias eficazes para o tratamento, melhor será o combate à doença.

“Não se trata de uma competição; quanto mais substâncias promissoras, melhor. Se a cloroquina fosse 100% eficaz, não teríamos mais nenhuma morte por COVID-19. Mesmo que ela seja aprovada como tratamento padrão, muita gente não poderá usá-la, devido aos efeitos colaterais, então é sempre positivo ter alternativas.”

O estudo é gerenciado pelo CDTS/Fiocruz e conta com cientistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e do Instituto DOr de Pesquisa e Ensino e da Universidade Iguaçu.

Você acredita que o atazanavir conseguirá um resultado mais efetivo no combate à Covid-19? Compartilhe conosco a sua opinião!


4

Comentários

Coronavírus: remédio contra Aids pode ser mais eficaz contra Covid-19 que cloroquina
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 59.594 mortes em 1.402.041 casos confirmados | Relatório diário

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020