LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: cientistas buscam por fim da caça de animais para prevenir pandemias

13 de abril de 2020 7

Apesar de ainda ter a sua origem desconhecida, muitos pesquisadores entendem que o novo coronavírus também surgiu de forma zoonótica – ou seja, passada de animais para humanos –, assim como 75% das novas doenças que surgem no mundo. Devido a isso, cientistas já têm se posicionado a favor do fim da caça de animais como prevenção para futuras pandemias.

A epidemiologista e diretora associada do One Health Institute da Universidade da Califórnia, Christine Kreuder Johnson, entende que um vírus pode colocar em risco a saúde da população mundial, mesmo que ainda esteja em algum lugar distante e isolado no momento.

Imagem: Reprodução

Ela é a autora de um estudo – financiado pelo programa de Previsão de Ameaças Pandêmicas Emergentes da Usaid – o qual descobriu que os animais domésticos e selvagens – com habitat invadido, como morcegos e roedores – são as origens da maior parte dos patógenos que afetam a humanidade.

Ao todo, a iniciativa já conseguiu um número superior a 140 mil amostras biológicas desde 2009. Desde então, foram encontrados 1,2 mil passíveis de virar ameaças globais. Do total, 140 são tipos novos de coronavírus.

Apesar de afirmar que não são todos os vírus zoonóticos que oferecem maiores perigos às pessoas, Johnson entende que a movimentação das espécies devido à caça e à destruição do habitat natural favorecem que as doenças cheguem em humanos.

Você pode conferir o histórico de pandemias mais mortais já vividas pelo mundo na nossa coluna Detetive TudoCelular dedicada sobre o tema. Aproveite também para ficar por dentro das últimas notícias sobre o novo coronavírus na página dedicada ao assunto, neste link.

Você acredita que o fim da destruição do habitat animal poderá contribuir para acabar com pandemias pelo mundo? Dê a sua opinião para a gente.


7

Comentários

Coronavírus: cientistas buscam por fim da caça de animais para prevenir pandemias
  • A China tem que instituir leis sanitárias para a produção, comercialização e consumo de animais. Do jeito que está acontecendo, sem controle, um dia menos dia vai vir coisa pior deles.

      • Eu aprendi a fazer apenas uma refeição diária. Quando a fome chegar para a maioria, eu estarei salvo.

          • Chineses comem morcegos e cachorros, na realidade eles comem de tudo , e isso precisa ser controlado urgente por eles lá .... Pode aparecer uma doença ainda mais perigosa se l governo chinês não tomar uma providência de seria

              • Na verdade, acho que chegamos no ponto de reavaliar nosso tipo de consumo. Japão desce a lenha em tudo que nada, China não pode ver nada se mexer que já taca na panela, isso quando cozinham...

                A gente aqui tem desperdício total de carne e outros alimentos. Não, não vou comer mato. Não vou virar vegano, vegetariano, essas porras todas. Mas, me contentaria em reduzir o consumo de carne, reduzir, não parar totalmente.

                  • concordo,existem alternativas,basta consultar nutricionista e ver as substituições,usand a carne em 1 ou 2 refeições e substituir no resto,em termos de sustentabilidade o planeta agradece

                    • É o que os chineses vão fazer a partir de agora. Outro problema será criado, os autos preços da pecuária %uD83D%uDE1E

                      Tech

                      Coronavírus: Brasil chega a 27.878 mortes em 465.166 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

                      Lançamentos

                      Fone Realme Buds Q tem lançamento confirmado no mercado indiano com preço baixo

                      Samsung

                      Dividindo com a TSMC! Samsung fabricará GPUs básicas de 7 nanômetros para a Nvidia

                      Android

                      Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Maio 2020