LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: USP e Unifesp se preparam para testes de imunidade em bairros de São Paulo

16 de abril de 2020 2

A pandemia de coronavírus tem exigido medidas de isolamento social a fim de diminuir a curva de contaminação e evitar sobrecarregar o sistema de saúde. Mas uma alternativa para reduzir a disseminação da Covid-19 é a chamada “imunidade coletiva”, quando os contaminados ficam curados e, consequentemente, imunes à doença.

A fim de descobrir como estão quanto ao número de recuperados que agora são resistentes à infecção, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) irão realizar um estudo em alguns bairros paulistanos para saber o porcentual desse grupo.

Imagem: Reprodução

Ao todo, foram escolhidos dez bairros para descobrir a parcela populacional que ganhou imunidade ao novo coronavírus. São eles: Alto de Pinheiros, Barra Funda, Itaim-Bibi, Jaguara, Jaguaré, Jardim Paulista, Lapa, Perdizes, Pinheiros e Vila Leopoldina.

“O estudo vai medir o porcentual de pessoas imunes ao vírus na população em geral. São essas pessoas que, ao entrarem novamente em contato com o novo coronavírus, não vão desenvolver nem transmitir a doença. Como falamos mais dos mortos e dos pacientes graves, os casos leves ou assintomáticos ficam completamente invisíveis.”


Beatriz Tess

Professora e pesquisadora do Departamento de Medicina Preventiva da Facudade de Medicina da USP

O projeto terá financiamento pelo Instituto Semeia, em parceria com o Grupo Fleury e o Ibope. Ele agora precisará ser aprovado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

Metodologia

A metodologia que o Ibope usará se chama amostra probabilística. Ela utiliza um número específico de testes para indicar o porcentual da população infectada em determinada região. Serão sorteadas aleatoriamente 720 residências, as quais terão a visita de um pesquisador e um enfermeiro. Em cada uma, um morador maior de idade será convidado a integrar a iniciativa.

Quem for escolhido precisará preencher um questionário e doar um pouco de sangue – por pulsão intravenosa – e, depois do levantamento, terá o resultado do exame para saber se possui resistência ao SARS-CoV-2.

O que você achou da iniciativa das universidades públicas de São Paulo para checar a imunidade dos bairros da cidade? Comente conosco!


2

Comentários

Coronavírus: USP e Unifesp se preparam para testes de imunidade em bairros de São Paulo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista