LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TSMC inicia pesquisa da revolucionária litografia de 2nm para dispositivos móveis

24 de abril de 2020 8

O atual cenário da telefonia móvel com chipsets de alto desempenho consiste em smartphones com processadores de 7 nanômetros projetados, em sua maioria, pela TSMC, que é a maior fabricante de semicondutores e fornece suas próprias soluções para uso em plataformas da Apple, Qualcomm e Huawei.

Enquanto o mercado já se prepara para os lançamentos de processadores com litografia de 5 nanômetros até o fim de 2020 para substituir as atuais soluções de 7nm de segunda geração, oferecendo assim menor tamanho, maior densidade, velocidades ainda mais surpreendentes e eficiência energética superior a tudo que vimos até então, a TSMC já está se preparando para o que deve vir em seguida.

Com 7nm, Apple A13 oferece 8,5 bilhões de transistores; número deve ser crescer cada vez mais em modelos de 5nm, 3nm e 2nm.

Em um relatório anual de 2018, a TSMC afirmou que os primeiros estágios de desenvolvimento da tecnologia de 3 nanômetros estavam começando. Agora, no relatório de 2019, é informado que a TSMC teria iniciado o desenvolvimento da tecnologia de 2 nanômetros, além de apontar que a empresa já estaria planeando a exploração de tecnologia abaixo dos 2nm.

O desenvolvimento de novas litografias para processadores chega em uma hora oportuna, visto que a TSMC estaria preparada para lidar com a fabricação dos modelos de 5 nanômetros que chegam no fim de 2020. Com isso, o foco agora é projetar e estudar os modelos ainda mais avançados.

Embora exista possibilidade para o lançamento dos chipsets de 3 nanômetros para 2021, há também possibilidade para que volte a repetir o mesmo que aconteceu com os processadores atuais, com a opção de 5 nanômetros durando no mercado por dois anos. E os chipsets de 3nm sendo apresentados no fim de 2022 e sendo entregues em 2023.

Por enquanto, não existe previsão para lançamentos dos processadores com a extrema litografia de 2 nanômetros, mas ficaremos de olho em todas as principais novidades.


8

Comentários

TSMC inicia pesquisa da revolucionária litografia de 2nm para dispositivos móveis
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista