LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

NASA libera belíssima imagem em aniversário de 30 anos do telescópio Hubble

24 de abril de 2020 7

O telescópio Hubble é um dos mais importantes mecanismos de observação espacial da humanidade. O aparelho foi lançado em 1990, e desde então vem permitindo que astrônomos observem o cosmos com alto nível de detalhes. Hoje, o telescópio faz exatos trinta anos, e como parte das comemorações a NASA divulgou uma nova imagem feita pelo equipamento.

A fotografia retrata duas nebulosas localizadas na Grade Nuvem de Magalhães, galáxia a 163.000 anos-luz da nossa Via Láctea. A maior das duas, de tonalidade avermelhada, é chamada de NGC 2014, e possui em seu interior estrelas com tamanhos de 10 a 20 vezes o do nosso sol.

Nebulosas NGC 2014 e NGC 2020 na Grande Nuvem de Magalhães.

Já a menor, azulada, foi nomeada NGC 2020, e se formou quando uma estrela 200.000 vezes maior que o sol ejetou uma enorme nuvem de gás. Pesquisadores chamaram a imagem de "Recife Cósmico", por conta de sua semelhança com um recife de corais.

O site The Verge relembra que no início de sua atuação, o Hubble não estava em sua melhor forma. O equipamento possui um defeito em um de seus espelhos, o que fazia com que as imagens capturadas estivessem borradas e fora de foco. Foram necessárias cinco missões diferentes para reparar o problema e atingir o nível de qualidade que vemos hoje.

Telescópio James Webb, sucessor do Hubble.

Mesmo que ainda seja capaz de produzir boas imagens, o telescópio Hubble já está defasado e apresenta algumas limitações. A agência espacial já tem planos de substituí-lo pelo James Webb, que deve trazer o que há de melhor disponível, se tornando o instrumento de observação mais poderoso da humanidade. Infelizmente, seu lançamento já foi adiado múltiplas vezes, tendo agora o início de sua missão definido para março de 2021.


7

Comentários

NASA libera belíssima imagem em aniversário de 30 anos do telescópio Hubble
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 59.594 mortes em 1.402.041 casos confirmados | Relatório diário

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020