LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: pandemia eleva média histórica de mortes na cidade de São Paulo em 28%

05 de maio de 2020 21

Levantamento do epidemiologista Paulo Lotufo para o portal G1 mostra que o número de mortes na cidade de São Paulo disparou desde o início da pandemia de COVID-19, em 15 de março (data da primeira morte pela doença), até o dia 25 de abril.

Com base em dados capturados pelo Portal da Transparência do Registro Civil, os especialistas afirmam que a taxa revela subestimação das estatísticas oficiais. A capital paulista vê uma diminuição do isolamento social, atualmente a principal forma de prevenção da doença, e como medidas para conter o contágio, prorrogou a quarentena (prevista para terminar no dia 10 de maio), fechou vias e tornou obrigatório o uso de máscara.

Quando comparado aos quatro últimos anos (2016 a 2019), morreram em média 8.917 pessoas na capital paulista. Em 2020, o número saltou para 11.417, ou 2,5 mil mortes a mais.

Desse número, 1114 foram causadas por COVID-19 e outras 1386 foram por outras causas, mas o especialista ouvido pelo G1 acredita que esse total pode ter sido provocado pelo vírus ou pelas consequências diretas do impacto da COVID-19 na rede hospitalar, já que a pandemia desequilibra o sistema de saúde, na sua visão.


Epidemiologistas veem esse aumento da média histórica por conta da pandemia como excesso de mortalidade por todas as causas. Para chegar aos dados necessários para esse estudo, foram utilizadas informações do SUS entre 2016 e 2018. No caso de 2019, cujos números não estão consolidados, foram utilizados dados de cartórios.

Os especialistas notaram também um atraso nas informações disponíveis. Na prática, existe um prazo de 24 horas para que a família informe as mortes ao cartório, e cinco dias para o registro de óbito, e oito para que as informações cheguem à Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional). Ou seja, são duas semanas de defasagem entre dados do Portal da Transparência e os números reais.


21

Comentários

Coronavírus: pandemia eleva média histórica de mortes na cidade de São Paulo em 28%
  • Já atualizou os dados, Ricardo?

    • Ninguém mais morre de câncer nem de tiro nem de nada ... Tudo entra pra estatística de corona vírus.

      • Num conheço ninguém que morreu por causa disso ... Teve gente aqui que pegou e já tá curada haushauaha vai entender esse povo com síndrome de apocalipse

          • Já passou da hora de fake news ser tratado como crime hediondo e inafiançável. Dai eu quero ver essa bando de negacionista/lunático/escroto ficar defecando fake news pela net.

            • Pelo portal da transparência se pegarmos os dados de 2018, 2019 e 2020 (que comparei) vêm se mantendo uma média, inclusive historicamente pelo mesmo portal maio tem crescimento no nº de óbitos, cabe a cada um analisar os nº, e de preferencia ir nas fontes das informações e fazer sua avaliação.

                • Ranking do Covid-19 até agora, a nível Brasil, 33a. posição. Não vai chegar nem a TOP-10 até o final do ano. Do jeito que a imprensa fez, era, pelo menos, para pegar uma medalha de bronze.

                  • As pessoas que ainda não acreditam sobre a gravidade dessa doença, só vão entender quando conhecidos, amigos, vizinhos e parentes começarem a morrer. Moro em Belém-PA e o clima aqui tá bizarro: Não tem remédios, oxímetros, leitos de hospital para combater o covid. Mesmo assim, as pessoas ainda se aglomeram.

                    • A média de mortes diárias por Covid-19 em São Paulo, de primeiro de janeiro até hoje (5/5/2020) é de 21 óbitos/dia (2654 obitos/125 dias). A média de mortes diárias por outras doenças em 2018 no Estado de SP foi de 784 óbitos/dia (298.313 óbitos/360 dias - fonte Datasus). Então, o aumento percentual de óbitos decorrente do Covid-19 seria de pífios 2,68%. Mortalidade ridícula se comparada com as outras dez maiores causas de mortes.

                        • Primeiro caso confirmado foi dia 26/2, 69 dias até agora, fora que o crescimento é exponencial, completamente errada a comparação...

                            • OK. Mesmo usando o seu critério de dias do primeiro caso confirmado (69 dias), a taxa média de mortes diárias pelo Covid-19 é de 39 óbitos por dia, o que continua dando uma relação de pífios 4,9% de óbitos em relação à média de óbitos de 2018? O Crescimento de óbitos pode ser exponencial até um certo dia (pico de óbitos), MAS depois cai exponencialmente, tendendo a zero até 31/12/2020. Ou seja, a tendência de óbitos por Covid-19, na média de mortes diárias até o final do ano, é de ficar em patamares ridículos frente às demais causas de óbitos, como havia mencionado no post aí de cima. Não tem nada de "completamente errada a comparação".

                                • Baixe o CSV do covid.saude.gov.br, vá até SP some a qtd de mortes dos últimos 10/20/30 dias, depois calcule perante a "média" de 784 por dia... vc vai ver q está crescendo 10/13/17%... Tendência se começar a dobrar a cada X dias é cada vez chegar perto dos 784...

                                    • Te garanto que, na média de mortes diárias decorrentes do Covid-19, desde 26/2, NÃO VAI CHEGAR NUNCA à média de 784 óbitos por dia! E vou mais adiante, na média de óbitos diários até 31/12/2020, não vai ficar nem entre as dez maiores causas de mortes por uma razão muito simples, a mortalidade do vírus é muito baixa... O seu problema é que está pensando em termos de números absolutos de óbitos por dia, quando pensar em média diária, você percebe que está equivocado.

                                        • Só lembrando q estávamos conseguindo frear um pouco o crescimento sem fazer um lockdown, porém agora só iremos ver o resultado dessa loucura q alguns querem nas próximas semanas.... Sou de Blumenau, infelizmente chegamos a ser notícia no Brasil e no mundo por causa de shopping..... Hj foi confirmada a primeira morte na cidade e os casos começaram a subir...

                                      • Dados que deixam mais que explícito o impacto e mortalidade da doença, mas jaja aparece algum bolsonarista estupido, falando que é só uma conhecidencia essa porrada de gente morrer agora

                                        Tech

                                        Coronavírus: Brasil chega a 25.598 mortes em 411.821 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

                                        Samsung

                                        Dividindo com a TSMC! Samsung fabricará GPUs básicas de 7 nanômetros para a Nvidia

                                        Android

                                        Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Maio 2020

                                        Tech

                                        De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular