Tech 08 Abr
Lançamentos de foguetes espaciais são sempre incríveis, não é? Um dos mais recentes foi do Soyuz MS-16, em abril e para completar a mistura, antes disso, a Xiaomi até enviou unidades do Mi 10 Pro ao espaço para capturar alguns "retratos" do nosso planeta com sua câmera de 108 megapixels. Bom, agora mais chineses, dessa vez além dos celulares, foram fazer uma visitinha ao espaço.
Mas calma, dessa vez estamos falando apenas de uma espaçonave experimental não tripulada que já estava nos planos da China desde março deste ano. Ela faz parte de um programa espacial chinês para transportar astronautas ao espaço à futura estação espacial e em explorações espaciais. Os planos para lançamento começaram em abril.
A espaçonave experimental foi lançada com sucesso ao espaço, segundo a emissora estatal CCTV, pelo maior foguete chinês já feito: o Long March-5B. O foguete partiu do Centro de Lançamento Espacial de Wenchang, na província da ilha sul de Hainan às 18 horas no horário local, que equivale às 7 da manhã no horário de Brasília. Veja o lançamento abaixo:
Segundo a CCTV, a Escritório de Engenharia Espacial Tripulada da China afirma que essa foi a primeira missão do Long March-5B, que tem 53,7 metros de comprimento e pesa 849 toneladas com uma carga interna inflável para retorno à atmosfera.
Voltando a falar da Estação Espacial Chinesa, o país pretende completar a sua estação multimódulo em 2022. Após a União Soviética e os EUA, a China foi o terceiro país a colocar um ser humano no espaço com seu próprio foguete em 2003; desde então, ela tem se apressado para alcançar os dois países e se tornar uma potência espacial até 2030.
Comentários