LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: Bolsonaro tem story censurado no Instagram por conter fake news

12 de maio de 2020 16

O presidente da República Jair Bolsonaro teve uma publicação censurada nos Stories do Instagram nessa terça-feira, 12 de maio, por conter informações incorretas sobre o número de mortes causados por doenças respiratórias no Ceará nos dois últimos anos.

O story, que na verdade é um repost de uma publicação do deputado estadual do Ceará André Fernandes (PSL-CE), comparava o número de mortes causadas por doenças respiratórias no estado do Ceará ano de 2019 – que, segundo o post, teve 6.377 mortes – e 2020, com 6.296 mortes. Na foto, o deputado ainda questiona: “Por que em 2019 não teve o mesmo alarde”, em alusão às medidas adotadas para combate ao coronavírus.

O conteúdo foi inicialmente publicado no Facebook e após repercutir na rede social, usuários o denunciaram à rede, o que fez com que o material fosse direcionado à agência Lupa, que é responsável pela checagem de informações afim de identificar possíveis Fake News. Ao compartilhar a publicação em seu stories a postagem recebeu um aviso de que o conteúdo se trata de uma informação falsa e com o ícone para seguir para o conteúdo mesmo assim.

A administradora do Portal da Transparência, Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), esclarece que a confusão se deu pois o painel indica que todas as mortes foram causadas por doenças respiratórias, mas o número indicado inclui também outras causas de morte – como AVC, infarto, câncer, não contando apenas as mortes por causas violentas – no item “Demais Óbitos”.


O Instagram confirmou a remoção do conteúdo e justificou que a rede social remove todo conteúdo que viole os padrões da comunidade e que não permitem desinformação que possa causar danos às pessoas.

Vale lembrar que não é a primeira vez que o presidente da República tem algum post seu bloqueado ou removido das redes sociais: em março Bolsonaro teve um vídeo removido do Facebook, Instagram e Twitter, pois o conteúdo poderia incentivar considerados nocivos pela Organização Mundial de Sáude.


16

Comentários

Coronavírus: Bolsonaro tem story censurado no Instagram por conter fake news
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 22.666 mortes em 363.211 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

Samsung

Dividindo com a TSMC! Samsung fabricará GPUs básicas de 7 nanômetros para a Nvidia

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Maio 2020

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular