LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Poder para IA: NVIDIA lança GPU A100 Ampere, a mais poderosa do mundo em inteligência artificial

14 de maio de 2020 3

A inteligência artificial está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Exemplos não faltam: a Samsung já utiliza a tecnologia para melhorar o som de suas smart tvs, Israel tira proveito da IA para prever surtos do coronavírus e falando em medicina, já existem até eventos sobre o uso dela dentro de hospitais e centros médicos, onde ela pode tornar a área da saúde mais humana, com o uso de computadores.

Hoje a NVIDIA mostrou sua mais nova GPU: a A100. Com ela será possível realizar grandes façanhas na área, isso porque a nova placa é capaz de acelerar o aprendizado da inteligência artificial em até 20 vezes em comparação com gerações anteriores, pois trata-se de uma GPU flexível para esse tipo de uso, que permite uso de instâncias múltiplas para unificar treinamento, verificação e análise de dados.

GPU NVIDIA A100

A GPU foi apresentada pelo CEO Jensen Huang durante o Nvidia GTC 2020, um evento online. Uma das grandes novidades é a arquitetura Ampere, dedicada para IA, deep learning e data centers. Como você pode imaginar, ela foi feita para suportar trabalhos que exigem o máximo do equipamento em computação em nuvem, por isso, ela tem mais de 54 bilhões de transistores.

Falando de especificações, a GPU tem poder computacional de 19,5, 40GB de memória, banda de 16TB, Tensor Cores de 3ª geração e, não menos importante, 6.912 núcleos CUDA.

Além disso, a função NVIDIA NVLink permite conectar várias placas como se fossem uma só, para desempenhar funções que exijam ainda mais dela. Exemplo disso é o sistema DGX, uma workstation criada para treinamento de IA com potencial de 5 petaflops com 8 GPUs conectadas totalizando 320GB de memória, 12,4TB/s de banda, que pode ser adquirido por US$ 1 milhão.

Na apresentação, Jensei Huang destacou a importância desse tipo de hardware nas pesquisas para vacinas e meios de combater o coronavírus. Além disso, foi anunciado que diversas empresas em todo o mundo já planejam integrar a nova GPU em seus negócios, dentre eles estão a Alibaba Cloud, AWS, Baidu Cloud, Google Cloud, Microsoft Azure, Oracle e Tencent Cloud.


3

Comentários

Poder para IA: NVIDIA lança GPU A100 Ampere, a mais poderosa do mundo em inteligência artificial
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 24.512 mortes em 391.222 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

Samsung

Dividindo com a TSMC! Samsung fabricará GPUs básicas de 7 nanômetros para a Nvidia

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Maio 2020

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular