LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

NASA pode ter descoberto causa de neblina azulada presente na atmosfera de Plutão

14 de maio de 2020 2

Plutão é constante alvo de debates da comunidade científica por conta de seu antiga classificação. Muitos acreditam que o corpo celeste deveria voltar a ser considerado um planeta, enquanto outros afirmam que o astro não atende a inúmeros requisitos que permitiriam aos astrônomos classificá-lo como tal. De toda forma, o planeta-anão continua sendo estudado, e a pesquisa mais recente realizada pela NASA pode ter resolvido um antigo mistério do ex-planeta.

Dados reunidos pela sonda New Horizons e pelo Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha (Sofia) descobriram a existência de uma misteriosa neblina azul na atmosfera do planeta.

Estudos aprofundados revelaram que a possível causa estaria relacionada ao gelo da superfície de Plutão, que ao evaporar, fica suspenso na atmosfera de metano e outros gases a uma altitude de 32km, até que reage à luz solar e retorna ao solo gelado lentamente na forma de chuva. Foi possível definir ainda o tamanho dessas partículas suspensas, que chegam a ser menor que um fio de cabelo, medindo entre 0,06 e 0,10 micrômetros.

Neblina azulada de Plutão, confirmada por dados do Sofia.

Os cientistas agora pretendem descobrir se a atmosfera do corpo celeste entrará em colapso nos próximos anos, ou se é mais resistente do que se acreditava, conforme afirma Michael Pearson, principal autor da pesquisa e diretor do Observatório Astrofísico Wallace, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Vale lembrar que a agência espacial isolou dois de seus astronautas em preparação para uma missão em parceria com a SpaceX. Isolados desde ontem, 13/05, os agentes partirão para a Estação Espacial internacional no próximo dia 27. A medida visa impedir que a COVID-19 chegue até a ISS. A NASA também anunciou que financiará pesquisas para analisar o impacto desta e de outras pandemias na humanidade.


2

Comentários

NASA pode ter descoberto causa de neblina azulada presente na atmosfera de Plutão
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 64.867 mortes em 1.603.055 casos confirmados | Relatório diário

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020