LOADING...
Faa login e
comente
Usurio ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Voc est quase pronto! Agora definir o seu nome de usurio e senha.
Usurio
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, voc um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novo "Anonymous Brasil" usava conta para falar mal da Anitta | Detetive TudoCelular

02 de junho de 2020 27

Na noite desta segunda-feira (1º), o grupo Anonymous revelou informações sensíveis do presidente Jair Bolsonaro; dos seus filhos Flavio, Carlos e Eduardo Bolsonaro; dos ministros Abraham Weintraub (Educação) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos); do deputado Douglas Garcia; e do empresário Luciano Hang (Havan).

A conta @AnonymouBrasil foi suspensa pelo microblog, mas outros internautas passaram a utilizar outros perfis para replicar os vazamentos. Vale lembrar que o grupo se trata como descentralizado.

O Detetive TudoCelular apurou uma das contas que se identificou como suposto integrante do Anonymous e descobriu que a atuação do dono do perfil nas redes sociais era um tanto quanto diferente até poucos dias atrás.

Ele utiliza como o usuário a arroba @anonymousdobr e se autointitula integrante do grupo de hackers. Entenda mais a seguir:

ID do Twitter

Mesmo que você mude o nome e o arroba – usuário no microblog –, o user_id­ da rede social não é modificado nunca. Isso significa que a série de números que identifica cada usuário se mantém, independente de mudanças futuras.

O cofundador do site Colaboradados, identificado como @o_jovemadulto, descobriu o ID da nova conta por meio do site GetTwitterID, ao digitar a arroba atual no campo de busca da página.

Com a numeração na mão, acessou tweets antigos presentes em sua base de dados – as quais registra temas variados dos últimos dois meses. Confira a seguir:

Crticas Anitta

Segundo as descobertas, o suposto integrante do Anonymous Brasil se identificava como @leodiasofc até dias antes de mudar o nome do perfil. Ele criou a conta em dezembro de 2019. Ao entrar no cache de publicações do último dia 25 de maio, é possível conferir postagens nas quais faz dezenas de críticas à cantora Anitta.

Em uma das publicações, afirma que a artista brasileira é “amante de Bolsonaro” e a “próxima ministra da Cultura” – vale lembrar que não há mais um Ministério para o setor, e sim uma Secretaria vinculada ao Turismo. Outra ocasião, insinua que a cantora faz música pop para “ser endeusada pelos LGBTS”. Veja a seguir:

Imagem: Reproduo

Entenda a referência

O internauta havia colocado o usuário como @leodiasofc em referência ao colunista do UOL, Leo Dias. Na data em questão – 25 de maio –, o jornalista e a cantora haviam tido uma briga que se tornou pública na internet.

Em busca de “surfar” nessa onda, o dono da conta se fez passar por um usuário oficial do colunista e realizou as publicações sobre a Anitta. Na data, ele chegou a ter pouco mais de 1.500 seguidores, como você vê na captura de tela do cache:

Imagem: Reproduo
Mudana para Anonymous

A mudança do nome e também do foco da conta ocorreu apenas no último domingo, dia 31 de maio. Na publicação para “se apresentar”, o autor diz que o seu supervisor autorizou a criação da conta.

Contudo, como já foi falado mais acima, a abertura do perfil foi em dezembro de 2019. Além disso, as publicações anteriores à data foram apagadas. A divulgação das informações pessoais das figuras públicas fez a conta crescer a mais de 127 mil seguidores – dados durante a produção desta notícia.

Imagem: Twitter

Dados não tão secretos assim

Assim como as demais contas creditadas ao grupo Anonymous, esta revelou uma série de informações sobre os alvos, como CPF, RG, título de eleitor, número de celular, e-mail, endereço físico, bens declarados, pontuação do Cadastro Positivo e dívidas.

No entanto, grande parte dessas informações não demanda uma possível invasão para se descobrir. A declaração de bens, por exemplo, está prevista no próprio site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No caso do presidente Bolsonaro, é possível conferir neste link. Outros são facilmente encontrados em uma busca simples do Google, como o exemplo abaixo:

Imagem: Google

PGR analisa se vai investigar

A Procuradoria-Geral da República agora realiza uma análise para saber se haverá necessidade de abrir uma investigação a respeito dos vazamentos. Um ponto que dispensa a necessidade de investigação é o fato de uma parcela dos dados já ser de domínio público.

E aí, qual é a sua avaliação sobre essa conta supostamente creditada ao Anonymous Brasil? Participe conosco!


27

Comentrios

Novo "Anonymous Brasil" usava conta para falar mal da Anitta | Detetive TudoCelular
Tech

Coronavrus: Brasil chega a 57.622 mortes em 1.344.143 casos confirmados | Relatrio dirio

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vdeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para voc comprar | Junho 2020

Tech

De Peste Antonina Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular