LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: Governo de SP anuncia testes com vacina contra COVID-19 com laboratório chinês

11 de junho de 2020 108

O governador do estado de São Paulo, João Doria, anunciou hoje (11) a produção local da vacina contra o coronavírus em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech. O primeiro anúncio já havia sido feito no Twitter do político e foi ratificada em coletiva de imprensa.

Segundo Dória, o início do acordo de cooperação entre o laboratório e o estado aconteceu em agosto de 2019, em visita de comitiva paulista para a China. Pelos termos do trato, se comprovada a eficácia da vacina, o Instituto Butantan, referência na produção de fármacos e vacinas, terá domínio da tecnologia e poderá produzir, em larga escala, a vacina de forma gratuita para o SUS, com previsão de disponibilidade até junho de 2021.

A Coronavac, como é chamada a vacina, já foi administrada em 1000 pessoas na China nas fases 1 e 2, e o laboratório foi um dos 10 que atingiram a fase final de testes em humanos, de acordo com a OMS. Desta forma, a vacina será testada na fase 3 com 9 mil pacientes do estado de São Paulo a partir de julho.

Isso quer dizer, na prática, que a vacina ainda não está disponível para uso em larga escala e, apesar do tom otimista utilizado pelo governador, o anúncio quer dizer que São Paulo participará de uma terceira fase de testes, que pode não trazer resultados positivos.

Em entrevista para a CNN Brasil, um representante do laboratório Sinovac, a busca de outros países para testes se dá pelo fato de a China não ter mais um volume alto de pessoas infectadas. Segundo Dória, o acordo com a Sinovac permite que o estado participe dos principais avanços do mundo na luta contra o coronavírus.


Durante a coletiva, Dória aproveitou para tecer críticas veladas ao governo federal, colocando-se ao lado da ciência e criticando as falas de membros do governo que acusam a China de obter vantagens econômicas com a pandemia.

Temos que superar desavenças do Brasil com relação à China, qualquer outro país e organismos internacionais como a OMS" É melhor somar, compreender, dialogar e entender para salvar. A politização da doença não salvou uma vida, não resolveu um problema, pelo contrário. A posição do governo de SP é ao contrário da politização. Respeitamos e obedecemos a ciência".

João Dória, governador de São Paulo.

O anúncio acontece no mesmo dia em que o estado autorizou a reabertura do comércio de rua e shoppings centers, além de outras atividades econômicas que já estavam flexibilizadas. Curiosamente, ontem (10), foi registrado o segundo recorde seguido de mortes pela doença, com um total de 340 mortes em 24 horas. Até então, o número total de óbitos era de 9862, num total de 156.316 casos.


108

Comentários - página 2

Coronavírus: Governo de SP anuncia testes com vacina contra COVID-19 com laboratório chinês
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista