LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: Movimento Brasil Sem Corona ajuda prefeitura pernambucana a combater a doença

11 de junho de 2020 0

O Movimento Brasil Sem Corona, iniciativa conjunta da Epitrack e a startup Colab, conseguiu ajudar a gestão pública a definir áreas prioritárias no combate ao coronavírus, graças a experiências com a prefeitura de Caruaru (PE). O método utilizado pelo movimento é de abordagem da vigilância participativa, em que os cidadãos ajudam na construção de um mapa de risco de epidemias.

Por lá, os munícipes relataram seus sintomas por meio do Brasil Sem Corona, que foi adotada pela prefeitura municipal para complementar os dados do seu sistema de vigilância de saúde. Com 100 testes disponíveis para a detecção da doença, a gestão municipal precisava de orientação para direcioná-los.

O programa conta com milhares de voluntários de todo o país, que relatam como se sentem, e essas respostas servem para mapear coletivamente o risco do avanço do novo coronavírus pelo território nacional. O mapa gratuito e as informações estão disponíveis no site da iniciativa.

Em Caruaru, os pesquisadores do Brasil Sem Corona cruzaram as informações enviadas pelos moradores com dados oficiais de síndromes respiratórias do município, e identificaram seis áreas de riscos de infecção. Assim, os testes foram enviados para uma região de sobreposição das duas áreas, em que os moradores teriam de 34% a 38% mais chance de serem casos positivos de Covid-19 em relação aos de outras regiões.


Os exames mostraram que 32% das pessoas testaram positivos, o que mostra um acerto de 84% a 94% da análise do Brasil Sem Corona, que também terá sua metodologia utilizada por outros municípios, como Maceió (AL), Teresina (PI), Ipojuca (PE) e Santo André (SP). O mapa do Brasil Sem Corona mostra com geolocalização aproximada e atualização em tempo real os casos considerados suspeitos de Covid-19, graves, confirmados, com alguns sintomas e sem sintomas.

Eles utilizam o relato dos cidadãos, e a classificação utiliza um modelo epidemiológico sindrômico desenvolvido por pesquisadores da Epitrack, startup de inteligência de dados para o monitoramento e controle de doenças. A iniciativa tem apoio da Amazon Web Services (AWS), que doou US$ 75 mil em créditos de servidores para a plataforma do Brasil Sem Corona.

O Brasil conta atualmente com 39.680 mortes em 772.416 casos confirmados. O governo de São Paulo anunciou hoje que testará uma vacina em parceria com um laboratório chinês.


0

Comentários

Coronavírus: Movimento Brasil Sem Corona ajuda prefeitura pernambucana a combater a doença
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 74.133 mortes em 1.926.824 casos confirmados | Relatório diário

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020