LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: estudo investiga relação entre Covid-19 e diabetes em pacientes antes saudáveis

23 de junho de 2020 0

Pacientes diabéticos estão, é claro, entre os grupos de risco quando infectados pelo coronavírus Covid-19 e, curiosamente, ocorrências apontam sintomas da doença metabólica em quadros mais avançados de infecção, até mesmo em pacientes previamente saudáveis.

Por causa disso, estudos internacionais conduzidos por cientistas de universidades da Ásia, Oceania, Europa e EUA estão buscando entender a relação entre as duas doenças.

A equipe acaba de anunciar, em uma carta publicada na revista NEJM (New England Journal of Medicine) um projeto para investigar se os casos mais graves de infecção por Covid-19 poderiam desencadear quadros de diabetes.

Na proposta estão descritos a criação de um banco de informações (coviDIAB) reunindo registros de pacientes que apresentaram sintomas de diabetes durante a manifestação do vírus.

Existem atualmente dois tipos de diabetes, o tipo 1 é hereditária e ocorre devido a uma disfunção do sistema imune, onde o próprio organismo ataca as células que produzem a insulina.

Já o tipo 2 ocorre devido à incapacidade do corpo de absorver adequadamente a insulina, problema diretamente ligado a sobrepeso, sedentarismo e hipertensão.

Sabemos que mais de 51 mil brasileiros já morreram devido a complicações da Covid-19, e de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 7% da população brasileira convive com algum dos dois tipos de diabetes.

Sintomas de diabetes também foram documentados em pacientes com quadros de pneumonia provocados pelo SARS, outro coronavírus que entre 2002 e 2004 protagonizou uma epidemia no leste asiático. Nesse caso, após três anos a maioria dos sintomas desapareceram, porém, 10% dos pacientes persistiram convivendo com eles.

Atualmente os pesquisadores buscam entender se os sintomas provocados pela Covid-19 são enquadrados no tipo 1, tipo 2 ou se em uma nova categoria da diabetes.

Vale ressaltar que o risco de contágio para pacientes diabéticos ou não é o mesmo, porém, as complicações tendem a ser mais graves para aqueles que são portadores da doença metabólica.


0

Comentários

Coronavírus: estudo investiga relação entre Covid-19 e diabetes em pacientes antes saudáveis
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 74.133 mortes em 1.926.824 casos confirmados | Relatório diário

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020