LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Veja o vídeo! Registro mostra a extensão do maior raio registrado no mundo, com 709 Km

30 de junho de 2020 4

Atualização em 30/06/2020 por BB

Na semana passada dois novos recordes relacionados à relâmpagos foram estabelecidos mundialmente. Um, ocorrido no Brasil em 2018, foi reconhecido como o maior em extensão, atingindo 709 km de extensão. O outro, na Argentina no ano passado, foi considerado o mais longo em duração, com mais de 16 segundos.

Agora, um vídeo registrado por imagens de satélite mostra a extensão do fenômeno que ocorreu no Brasil, tendo ele começado em Santa Catarina. As imagens foram divulgadas pela pesquisadora e meteorologista da USP, Rachel Albrecht, ontem, dia 29 de junho. Segundo os dados, além da longa extensão, ele também teve bastante tempo de duração, com de 11.360 segundos (sendo maior, inclusive, que o recorde anterior, que foi batido pelo evento acontecido na Argentina).

Uma ramificação seguiu para a cidade vizinha de Zortéa e então para o Oeste e Noroeste ao longo das cidades da fronteira do Rio Grande do Sul, até atingir a Argentina. Ao mesmo tempo, outra ramificação seguiu para a cidade de Campos Novos e então para o Sul, passando pelo Rio Grande do Sul até chegar no oceano, onde retornou para a Litoral Sul de Santa Catarina, terminando nos arredores de Armazém e Braço do Norte


Rachel Albrecht
Meteorologista da USP

De acordo com Rachel, essa região é bastante propensa para a formação de tempestades severas e com uma grande extensão horizontal. Isso pode ter contribuído para que este recorde seja batido.

Esse registro foi possível graças a um sensor que detecta fontes de descargas elétricas a cada dois milissegundos. Com ele foi possível obter os dados tanto de extensão do raio, quanto de duração dele.

Vale lembrar que o recorde foi reconhecido pela OMM (Organização Meteorológica Mundial) na última sexta feira, 26 de junho, após dados recolhidos pelo pesquisador Michael Peterson, do Los Alamos National Laboratory, nos Estados Unidos.

Texto original em 26/06/2020:

Teria sido o Thor? Brasil e Argentina estabelecem novos recordes mundiais em raios

Dois novos recordes mundiais relacionados a relâmpagos foram estabelecidos. De acordo com o comitê da Organização Meteorológica Mundial (OMM), em informação divulgada hoje, 26 de junho, um dos fenômenos aconteceu no Brasil, enquanto o outro clareou o céu na Argentina.

O acontecimento brasileiro foi registrado em 2018 e atingiu a marca de maior raio em distância horizontal, enquanto o argentino – que ocorreu no ano passado – carrega o título de relâmpago com maior duração.

O recorde de maior raio em distância anterior pertencia aos Estados Unidos, quando o evento em Oklahoma atingiu 321 quilômetros do ponto onde surgiu até onde terminou. O novo recorde registrado no Brasil é de 709 quilômetros. Isso representa quase o dobro da distância entre a capital de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Já os dados registrados no território dos nossos “Hermanos” foram do dia 4 de março de 2019, quando um relâmpago teve uma duração de 16,73 segundos no norte do país, batendo a marca anterior, de 2012, quando o fenômeno durou 7,74 segundos na França.

Randall Cerveny, executivo da OMM, destacou ainda que é provável que esses recordes sejam quebrados novamente, com relâmpagos ainda mais extremos que esses. “Estes são registros extraordinários de eventos de relâmpagos únicos. Os extremos ambientais são medições vivas do que a natureza é capaz, assim como o progresso científico em poder fazer tais avaliações.”

A Organização Metereológica Mundial ressalta que esses registros foram possíveis graças a novas tecnologias de imagens captadas por satélites e reforça que esse estudo é importante para “segurança, engenharia e preocupações científicas.”


4

Comentários

Veja o vídeo! Registro mostra a extensão do maior raio registrado no mundo, com 709 Km
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 60.632 mortes em 1.448.753 casos confirmados | Relatório diário

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020