LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Noite de domingo terá eclipse lunar penumbral visível a olho nu; veja quando observar

03 de julho de 2020 0

No dia 18 do mês passado o céu foi palco para um eclipse solar anular, o qual foi visível a olho nu apenas em algumas regiões da Ásia e África. O evento, que permitiu que aqueles que estivessem nesses locais específicos visualizassem um “anel de fogo” no céu, projetou uma sombra no globo terrestre, que pode ser vista pelos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional, e que foi registrada pelo norte-americano Chris Cassidy.

Agora, observadores em vários locais do mundo poderão acompanhar outro fenômeno da natureza à olho nu. Na madrugada do próximo domingo, 5 de julho, acontecerá um eclipse lunar penumbral. Esse evento acontece quando a Lua passa pelo lado de fora da sombra da Terra projetada pelo Sol, causando a chamada penumbra.

No entanto, é importante ressaltar, esse fenômeno não cobre totalmente – ou até mesmo parcialmente – o satélite natural, de modo que parte dele fique coberta, como somos acostumados a ver em eclipses comuns. Nesse caso o corpo celeste perderá um pouco de seu brilho, deixando a lua mais “escura”.

Imagem: Reprodução

Na imagem acima é possível ver que a parte de cima dela, a qual está coberta pela penumbra, está mais escura, enquanto a parte inferior está com seu brilho natural. No próximo domingo, algo parecido com isso será possível observar no céu.

O evento começará por volta das 00h08 e vai até 02h53, atingindo seu pico por volta das 01h31, todos no horário de Brasília, quando cerca de 35% do satélite estará ofuscado pela sombra da terra. No entanto, é importante mencionar que o horário pode variar de acordo com o local. Porém é possível ter uma estimativa do horário em que acontecerá para a sua região na página criada para o fenômeno no site In the Sky, que pode ser acessado por meio deste link.

Para ver sua região basta clicar no ícone “Change Location”, no lado direito da tela, inserir a sua cidade ou uma região mais próxima e clicar em Set Location.


0

Comentários

Noite de domingo terá eclipse lunar penumbral visível a olho nu; veja quando observar
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista