LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fez o seu pedido? Meteoro cruza o céu do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; veja o vídeo

12 de julho de 2020 8

No final da última quarta-feira trouxe uma interessante e rápida surpresa para moradores do Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS), devido à passagem de um meteoro que iluminou os céus de cidades de ambos os estados.

Registrado pelo empresário Anderson Dal Lago nos arredores do aeródromo de Santa Maria (MS), a rápida imagem permite conferir a sua passagem nos céus, exibindo um brilho intenso. Ainda de acordo com alguns moradores, também foi possível ouvir "um barulho" no momento da passagem.

Ainda de acordo com Giovanni Rescigno, integrante do Exoss MS, a passagem durou 3,5 segundos, tendo após isso o corpo se desintegrado na atmosfera, possivelmente não tocando o solo.

Adicionalmente, Rescigno revelou que o brilho aferido foi de -11 (na mesma escala, a lua pode chegar a -12,9 em seu máximo) e não foi possível precisar a velocidade e o tamanho do corpo cadente.

No que diz respeito ao fenômeno em si, dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que este ocorre quando uma partícula ou grão de poeira adentra a atmosfera, podendo chegar a uma velocidade média que varia entre 100km/h e 200km/h.

Já com relação ao brilho, este é causado pelo atrito com gases, fazendo com que as particulas atinjam altas temperaturas, gerando a combustão e proporcionando o espetáculo em questão.


8

Comentários

Fez o seu pedido? Meteoro cruza o céu do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; veja o vídeo
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 117.665 mortes em 3.717.156 casos confirmados | Relatório diário

LG

Moto G8 Plus vs LG K51S: mais câmeras fazem fotos melhores? | Comparativo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2020

Android

Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review