LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Claro e TIM dão largada do 5G no Brasil, Mi Band 5 global sem NFC e + | Plantão TC

13 de julho de 2020 5

Chegou a hora de mais uma edição do Plantão TC, onde separamos as principais notícias da última semana para que você possa ficar por dentro de tudo o que rolou de mais importante em um único lugar.

A edição 40 do Plantão TC traz detalhes sobre o começo do 5G no Brasil pelas mãos de TIM e Claro, certificações dos novos iPhone 12 com bateria menor que os atuais modelos, rumores de que a Mi Band 5 chega ao mercado global sem NFC e muito mais.

Ficou curioso? Então rola a página para conferir um resumo de tudo!

Capacidade de bateria dos novos iPhone 12

A Apple finalmente acertou na bateria da linha iPhone 11 lançada ano passado, mas pelo visto a empresa não se comoveu com os elogios e vai reduzir a capacidade dos aparelhos da linha iPhone 12.

De acordo com dados de certificação, o sucessor do iPhone 11 Pro Max terá uma redução de quase 10% na capacidade da bateria, podendo chegar a quase 30% de queda no modelo mais básico da família. 

Considerando que os modelos mais caros virão com 5G e talvez até tela de 120Hz (ou talvez não), podemos esperar uma redução considerável na autonomia, levando a Apple de volta ao posto de pior bateria dentre os modelos top de linha. 

Galaxy Note 20 com mesmo hardware da linha S20

A linha Galaxy Note tem muitos fãs ao redor do mundo por trazer a canetinha S Pen e todos os diferenciais de produtividade e criação que ela proporciona, mas outro ponto que sempre chamou a atenção dos consumidores foi que a Samsung costuma dar um ligeiro upgrade em hardware em seu lançamento para o segundo semestre.

Pelo visto esse não será o caso dos modelos da linha Galaxy Note 20. Depois de vários rumores apontando para o uso de uma versão revisada do Exynos 990 com maior poder de fogo e estabilidade, parece que a sul-coreana vai apostar no mesmo chip da linha Galaxy S20, decepcionando quem esperava por algo ao menos próximo do que é entregue nas variantes com Snapdragon 865.

Isso pode causar ainda mais revolta se considerarmos que Estados Unidos e Coreia do Sul devem receber a linha Galaxy Note 20 com Snapdragon 865 Plus, o que aumentará o já existente abismo entre essa variante e a versão que chega ao Brasil. 

Não é de se estranhar que a Samsung tenha reduzido as expectativas de venda para seus novos phablets, já que além de todos os problemas envolvendo o coronavírus ainda teremos mudanças muito sutis que podem não convencer quem já possui um Galaxy Note 10.

PS5 retrocompatível até o PS1

Um dos grandes trunfos do Xbox One foi a retrocompatibilidade com jogos do Xbox 360, o que ajudou a expandir consideravelmente o catálogo de títulos disponíveis. 

Pelo visto a Sony gostou tanto da ideia que vai entregar algo similar no PS5, já tendo até mesmo confirmado que pelo menos 100 jogos populares do PlayStation 4 chegarão ao console já no dia do lançamento, e devendo expandir isso para todas as gerações anteriores.

Segundo o rumor, mesmo jogos antigos desde o PlayStation 1 podem ganhar versões digitais para serem jogadas no novo PS5, sendo usado um sistema de máquina virtual para simular o sistema operacional dos consoles anteriores.

Mi Band 5 global sem NFC, oxímetro e Alexa

A Mi Band 5 foi apresentada na China em junho, trazendo mudanças pontuais em relação à Mi Band 4 que desapontaram quem esperava por um upgrade mais notável. Pelo visto isso será ainda pior na versão global da pulseira, que de acordo com as últimas informações não terá nenhuma das funções esperadas, incluindo NFC, oxímetro e Alexa.

Essas ausências seriam justificadas pelo preço cobrado pela Xiaomi na pulseira, que seria vendida por cerca de 40 euros na Europa, sendo preparada uma variante Pro com preço mais alto e todas as funções para quem fizer questão.

O lançamento global da Mi Band 5 acontece no próximo dia 15 de julho, onde poderemos ver se realmente a nova pulseira vai decepcionar ou se teremos uma grata surpresa.

Claro e Tim anunciam 5G DDS no Brasil

Depois de muita apreensão, o 5G finalmente começou a engatinhar no Brasil. 

Em um evento realizado na última semana, a Claro oficializou a conexão 5G DSS, que permitirá velocidade de conexão 12 vezes maior a partir da utilização do espectro já existente. O evento foi feito em parceria com a Motorola e a Ericsson, sendo usado o Motorola Edge para demonstrar várias aplicações da rede, enquanto a Ericsson foi a responsável pela infraestrutura física.

A conexão é vista como um quebra-galho até que o 5G propriamente dito seja homologado e possa ser utilizado no Brasil, e considerando que o leilão das faixas é esperado apenas para 2021 isso ainda pode demorar um pouco para acontecer.

Segundo a Claro, as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo serão as primeiras a contar com a novidade, sendo levado como critério para escolha dos bairros, fatores como demanda atual de tráfego e crescimento ao longo do último ano, infraestrutura de rádios já modernizada para oferta do 4.5G, além da penetração de smartphones de última geração e densidade populacional.

Outra que aposta no 5G DSS é a TIM, que confirmou a ativação da rede em pelo menos três cidades brasileiras a partir de setembro: Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), Itajubá (Minas Gerais) e Três Lagoas (Mato Grosso do Sul). A empresa não deu muitos detalhes, mas afirmou que trabalha em parceria com Ericsson, Huawei e Nokia para adaptar o atual sistema vigente, o que deve agilizar a disponibilidade para outros locais.


5

Comentários

Claro e TIM dão largada do 5G no Brasil, Mi Band 5 global sem NFC e + | Plantão TC
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista