LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

H.266/VVC: Qualcomm anuncia conclusão do desenvolvimento da nova geração de codecs de vídeo

15 de julho de 2020 8

A Qualcomm anunciou hoje através de nota oficial a conclusão do desenvolvimento do H.266/VVC, codec de compressão de vídeo que promete preparar smartphones e outros dispositivos para a era da resolução 8K. A novidade foi anunciada no começo do mês pelo Instituto Fraunhofer Heinrich Hertz, que colaborou com a fabricante de semicondutores, além de outras gigantes como Intel, Microsoft e Sony no desenvolvimento da tecnologia.

O Versatile Video Coding (VVC) adota uma série de novas soluções capazes de reduzir o tamanho de gravações em até 40% a mais do que seu antecessor, o H.265/HEVC, mantendo o mesmo nível de qualidade de imagem. De acordo com o comunicado, o novo codec chega a reduzir arquivos RAW em até 1.000 vezes.

A Apple pode ser a principal colaboradora na disseminação do VVC.

Os maiores beneficiados com o VVC serão os serviços de streaming e de transmissão de vídeo em geral, incluindo plataformas como o Netflix e o Zoom, já que a redução no tamanho dos arquivos permitirá maior eficiência no uso da rede, que terá de lidar com menor quantidade de conteúdo, sem que haja perdas de qualidade. A previsão é que a tecnologia comece a ser empregada em aparelhos já em 2021.

Ainda assim, apesar de empolgante, pode demorar um bom tempo até que o H.266 seja de fato o novo padrão da indústria. Vale lembrar que seu antecessor, o H.265, foi lançado em 2013 e ainda não é o principal método de compressão adotado pelo mercado, ficando a cargo de empresas e fabricantes o papel de acelerar a disseminação da novidade. A Apple pode ser uma das principais colaboradoras, se considerarmos que é a única que obriga seus usuários a utilizar o H.265 em gravações em 4K 60FPS.


8

Comentários

H.266/VVC: Qualcomm anuncia conclusão do desenvolvimento da nova geração de codecs de vídeo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista