Economia e mercado 16 Jul
Novas informações publicadas pelo site chinês MyDriver apontam que a MediaTek pode estar preparando o lançamento da sua principal plataforma de chipsets de alto desempenho para o próximo ano, podendo finalmente bater de frente com os principais modelos da Qualcomm, Apple, Huawei e Samsung.
É dito que o novo chipset Dimensity 2000 5G chegaria no segundo trimestre de 2021, entre os meses de abril e junho, entregando capacidades mais elevadas de conectividade 5G, arquitetura melhorada e litografia de 5 nanômetros.
O modelo seria muito mais rápido, inteligente e ágil que o Dimensity 1000 ao implementar núcleos melhores, deixando de lado os limitados modelos ARM Cortex-A77 de apenas 2,6 GHz, enquanto que a Qualcomm já adota núcleos de arquitetura Kryo com frequência máxima de 3.1 GHz no Snapdragon 865 Plus.
Dessa forma, podemos esperar que a MediaTek adote os mais recentes núcleos Cortex A78 com GPU Mali atualizada para o próximo ano, posicionando o Dimensity 2000 mais próximo dos competidores flagships.
Com a pandemia de Covid-19, as empresas precisaram limitar a fabricação e testes da tecnologia de processadores de 5 nanômetros e, apesar disso, parece que os novos chips Apple A14, Kirin 1000, Exynos 1000 e Snapdragon 875 devem implementar a nova arquitetura.
Mais detalhes a respeito de todas as plataformas citadas devem surgir nos próximos meses conforme nos aproximamos de seus respectivos lançamentos, então só nos resta aguardar.
Comentários