LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Lua Negra: fenômeno natural permitirá a visualização a olho nu de vários planetas nesta noite

19 de agosto de 2020 2

Durante o inverno no hemisfério sul, é normal a presença de três luas novas. No entanto, algumas vezes é possível que essa fase lunar se repita por quatro ocasiões. Quando a quarta aparição da Lua Nova acontece dentro desse período, a terceira é chamada de Lua Negra.

E na noite de hoje, 19 de agosto, teremos a presença da Lua Negra no céu do mundo todo. E, com ela, será possível presenciar vários outros fenômenos, que deverão acontecer de formas diferentes para os observadores no hemisfério sul e norte.

Para nós brasileiros, que estamos no hemisfério sul, será possível a visualização de dois planetas e mais algumas constelações que, normalmente, são mais difíceis de serem vistos a olho nu. A começar por Júpiter e Saturno, estes poderão ser vistos bem próximos um do outro, alinhados verticalmente.

Se observado mais ao sul dos planetas, será possível enxergar a constelação do Centauro, “lar” do sistema estelar Alpha Centauri – localizado a 4,3 anos luz de distância do Sol. Mais ao oeste estará a constelação de Argo Navis, que abriga a estrela Canopus.

Já os observadores no hemisfério norte serão privilegiados com uma vista mais abrangente. Além de Júpiter e Saturno, eles também poderão ver Marte, que começará a aparecer com o avançar da noite, e Vênus, que será visível no final da madrugada de amanhã e ficará à vista ainda durante o amanhecer, mesmo com o dia já claro – graças ao forte brilho que ele apresenta.

Vale destacar que, apesar de ostentar o nome de Lua Negra, nosso satélite natural não apresentará uma cor diferente do que o normal. Um dos últimos fenômenos naturais vistos à olho nu foi o eclipse lunar penumbral, que aconteceu no começo de julho.


2

Comentários

Lua Negra: fenômeno natural permitirá a visualização a olho nu de vários planetas nesta noite
  • Sinceramente, esse matéria foi bem estranha, basicamente a matéria foi feita pra dizer sobre as 4 luas novas em três meses, porque o restante é dispensável. Júpiter, Saturno e Marte estão visíveis as semanas e já estiveram em melhores conjunções, vênus praticamente é visível quase sempre nos horizonte e as constelações são as mesmas coisas de sempre.

    Android

    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

    Android

    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

    Windows

    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

    Economia e mercado

    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista