LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Lua Negra: fenômeno natural permitirá a visualização a olho nu de vários planetas nesta noite

19 de agosto de 2020 2

Durante o inverno no hemisfério sul, é normal a presença de três luas novas. No entanto, algumas vezes é possível que essa fase lunar se repita por quatro ocasiões. Quando a quarta aparição da Lua Nova acontece dentro desse período, a terceira é chamada de Lua Negra.

E na noite de hoje, 19 de agosto, teremos a presença da Lua Negra no céu do mundo todo. E, com ela, será possível presenciar vários outros fenômenos, que deverão acontecer de formas diferentes para os observadores no hemisfério sul e norte.

Para nós brasileiros, que estamos no hemisfério sul, será possível a visualização de dois planetas e mais algumas constelações que, normalmente, são mais difíceis de serem vistos a olho nu. A começar por Júpiter e Saturno, estes poderão ser vistos bem próximos um do outro, alinhados verticalmente.

Se observado mais ao sul dos planetas, será possível enxergar a constelação do Centauro, “lar” do sistema estelar Alpha Centauri – localizado a 4,3 anos luz de distância do Sol. Mais ao oeste estará a constelação de Argo Navis, que abriga a estrela Canopus.

Já os observadores no hemisfério norte serão privilegiados com uma vista mais abrangente. Além de Júpiter e Saturno, eles também poderão ver Marte, que começará a aparecer com o avançar da noite, e Vênus, que será visível no final da madrugada de amanhã e ficará à vista ainda durante o amanhecer, mesmo com o dia já claro – graças ao forte brilho que ele apresenta.

Vale destacar que, apesar de ostentar o nome de Lua Negra, nosso satélite natural não apresentará uma cor diferente do que o normal. Um dos últimos fenômenos naturais vistos à olho nu foi o eclipse lunar penumbral, que aconteceu no começo de julho.


2

Comentários

Lua Negra: fenômeno natural permitirá a visualização a olho nu de vários planetas nesta noite
  • Sinceramente, esse matéria foi bem estranha, basicamente a matéria foi feita pra dizer sobre as 4 luas novas em três meses, porque o restante é dispensável. Júpiter, Saturno e Marte estão visíveis as semanas e já estiveram em melhores conjunções, vênus praticamente é visível quase sempre nos horizonte e as constelações são as mesmas coisas de sempre.

    Android

    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

    Android

    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

    Especiais

    Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas