LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: conheça os 10 países do mundo sem casos de Covid-19 | Detetive TudoCelular

25 de agosto de 2020 0

A pandemia de coronavírus tem se espalhado por todo o mundo desde que surgiu no final do ano passado, em Wuhan (China), e feito milhões de contaminados e milhares de mortos ao longo desses meses – cerca de 24 milhões de casos confirmados e mais de 820 mil óbitos, no momento de produção desta coluna.

Apesar de ter alcançado praticamente todo o globo terrestre, ainda há 10 países que não tiveram qualquer caso de Covid-19 e, até o momento, conseguiram se proteger da doença. O Detetive TudoCelular detalha quais são, onde estão situados e como ficaram livres da pandemia. Confira:

Quais são os países?

Como você pode conferir na tabela acima, todos os países ficam localizados na Oceania e geralmente consistem em arquipélagos – onde estão abrigadas várias outras ilhas menores.

A localização geográfica pode favorecer, por estar em um continente menos habitado, mas a proximidade com países como Austrália e Nova Zelândia – mesmo que esta tenha sido a primeira a zerar os casos de transmissão local – geraria riscos à população desses dez locais.

Se considerar somente o exemplo de Palau, como sua base econômica vive de turismo, a população é composta por muitas pessoas de outros lugares e costuma transitar em mais locais nas proximidades.

Medidas de proteção e efeitos

Qual foi o segredo para eles conseguirem ficar todo esse tempo sem infecções pelo novo coronavírus? Para impedirem a entrada da pandemia em seus respectivos territórios, essas nações precisaram fechar por completo suas fronteiras desde o final de março.

No caso específico de Vanuatu, o governo local chegou a sinalizar para uma reabertura até o dia 1º de setembro com outros países já seguros. No entanto, após o ressurgimento de transmissão comunitária na Nova Zelândia, as autoridades voltaram atrás e agora não têm mais data para a iniciativa.

Imagem: Reprodução

Com problemas financeiros, mas sem Covid-19

As medidas para evitar a pandemia não se deram somente nas relações internacionais. Internamente, os países também estão em quarentena preventiva. De acordo com uma reportagem da BBC, hotéis, restaurantes e lojas não estão funcionando nesses países.

Além do já citado turismo, outra atividade de extrema importância na economia desses países consiste na indústria pesqueira. Mas ela também está parada, uma vez que os barcos presentes em outras nações com contaminados ficaram proibidos de entrar nos portos.

Apesar da ajuda financeira concedida aos moradores desses países, os impactos na economia dos países são nítidos. Queda de 50% nas exportações das Ilhas Marshall; e previsões de quedas no PIB entre 5% e 10% de países como Samoa, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Palau e Vanuatu.

E o futuro?

Mesmo com problemas na economia, os governos desses países têm dado suporte financeiro para as pessoas e as empresas, a fim de se manterem neste período. Por outro lado, a população aceita as medidas e faz a sua parte, o que contribui para não deixar o vírus entrar nas comunidades.

á em um prazo maior de tempo, a aposta desses países é uma vacina em definitivo, que possa imunizar a sociedade local, assim como impedir que estrangeiros levem a Covid-19 para eles.

Como Austrália e Nova Zelândia deverão primeiro abrir entre si antes de expandirem o contato com outras nações, a esperança de uma “bolha de viagens” com a dupla pode ser descartada pelos próximos meses.

E aí, você conhecia os países que conseguiram se livrar do coronavírus até o momento? Como vê o futuro dessas nações após a pandemia? Interaja conosco!


0

Comentários

Coronavírus: conheça os 10 países do mundo sem casos de Covid-19 | Detetive TudoCelular
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista