LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mochilas motorizadas podem poupar energia de aventureiros, mostra estudo científico

10 de setembro de 2020 2

Você provavelmente já cruzou com algum vídeo viral que mostra uma mochila que consegue se manter estável mesmo com caminhadas do usuário em terrenos desnivelados. Um grande sistema de engenharia consegue calcular quase que em tempo real a força necessária a ser aplicada em pesos na mochila para que ela se mantenha sob a mesma altura do movimento anterior, o que reflete em uma repassagem muito menor de peso para as costas do usuário.

Exemplificando melhor, você já viu aqueles vídeos com galinhas que, não importa o movimento que se faça com elas, o pescoço se mantém na mesma posição inicial?

O que muitos podem considerar apenas uma invenção curiosa vem se provando uma ferramenta útil para um desgaste energético menor por quem faz trilhas ou gosta de acampar: um estudo da Universidade Huazhong de Ciência e Tecnologia, na China, mostra que essas mochilas motorizadas de fato são capazes de fornecer alívio ao usuário, que pode se converter em um gasto metabólico até 11% menor em relação a uma mochila comum.


Claro, esses produtos ainda não possuem um preço muito acessível pois a tecnologia começa a engatinhar. Mas o custo dos materiais que vão dentro de uma mochila dessas também não podem ser desprezados: há um motor elétrico ligado sempre realizando regulação interna de força com objetos que servem para fazer contrapeso à bagagem comum do usuário.

Seja como for, o estudo provando a eficácia desse tipo de produto ajuda a credibilizar o setor. Em trilhas extremas, por mais que haja a busca por uma atividade física, a pessoa pode preferir optar por ter mais disposição para terminar o percurso fisicamente mais disposta, e evitando danos à coluna e sobrecarga nas costas.

Vale lembrar, em março também um chinês desenvolveu uma mochila bem útil nos tempos atuais: ela é capaz de emitir raios-UV internos para eliminar a presença do novo coronavírus, se tornando um produto a menos para nos preocuparmos com a higienização quando voltamos da rua.

E você, já viu uma dessas mochilas tecnológicas? Pensa no futuro em ter uma? Conte para a gente nos comentários!


2

Comentários

Mochilas motorizadas podem poupar energia de aventureiros, mostra estudo científico
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista