LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: vacinas em fase de testes podem tornar as pessoas mais vulneráveis ao HIV

22 de outubro de 2020 3

Os testes com diferentes tipos de laboratórios fabricantes de vacinas contra a Covid-19 continuam sendo feitos ao redor do mundo. Porém, uma recente teoria de que esta solução para a pandemia pode causar a vulnerabilidade das pessoas ao HIV começou a gerar preocupação no meio científico.

Tudo porque um grupo de cientistas da Califórnia publicou recentemente a possibilidade do vetor Ad5, utilizado nas vacinas, pode ser algo que reduz a capacidade do corpo combater uma possível contaminação. Há algum tempo, quando estavam tentando criar um imunizante para a Aids, este mesmo vetor havia sido utilizado e o resultado não foi o esperado.

“Estamos preocupados de que o uso de um vetor Ad5 para imunização contra Sars-Cov-2 possa aumentar o risco de aquisição do HIV-1 entre as pessoas que recebem a vacina”, escreveram a pesquisadora Susan Buchbinder e os colegas do grupo de estudo.

O adenovírus Ad5, na vacina contra a Covid-19, tem como propósito realizar o envio da substância para as células do sistema imunológico que precisam ser protegidas do Sars-Cov-2. Porém, ele é apontado pelos pesquisadores como o causador de problemas durante o processo de desenvolvimento da vacina conta o HIV em 2010.

Segundo o grupo de pesquisadores, o maior risco para os possíveis vacinados está no fato de quatro tipos diferentes de vacina estarem aplicando o mesmo composto para proteção contra o coronavírus.

Porém, uma dessas já está quase entrando em fase de aplicação, já que a terceira etapa está prestes a ser iniciada na Rússia e Paquistão, o que pode representar um alto risco, caso os dados dos pesquisadores estejam 100% corretos.

Agora, cabe a comunidade científica analisar se as pesquisas divulgadas pelo grupo norte-americano podem ser consideradas a peça-chave para o desenvolvimento de uma outra vacina sem o Ad5 para evitar essa vulnerabilidade ao HIV ou se os testes prosseguirão mesmo com este risco apontado.


3

Comentários

Coronavírus: vacinas em fase de testes podem tornar as pessoas mais vulneráveis ao HIV
Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020

Android

O melhor celular para comprar na Black Friday 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas