LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Transplantes revolucionados: cientistas criam córneas humanas com impressora 3D

26 de outubro de 2020 3

A tecnologia está revolucionando cada vez mais a capacidade da medicina. Anteriormente já noticiamos sobre o implante do primeiro olho biônico humano do mundo e agora outra tecnologia pode dar mais esperança aqueles que precisam de um transplante: córneas humanas criadas em impressoras 3D. Veja como elas puderam ser criadas em laboratório por cientistas.

A córnea artificial foi criada por cientistas da universidade de Newcastle, na Inglaterra utilizando uma impressora 3D que é capaz de trabalhar com células humanas para construir órgãos artificiais. Embora pareça simples, a córnea humana é responsável por proteger os olhos e ainda ajustar o foco da nossa visão, por isso a precisão da curvatura dela é essencial, veja:

Imagem: reprodução.

Para criar essa réplica, células-tronco de uma córnea saudável foram utilizadas para garantir o mínimo de rejeição possível. Por fim, a precisão milimétrica é criada por uma impressora que consegue produzir uma peça em 6 minutos.

Essa pode ser uma grande solução para a enorme fila de pacientes aguardando por um transplante, que já passa de 15 milhões de pessoas em todo o mundo. Para se ter uma ideia, um único doador pode fornecer material para a produção de 50 córneas no momento.

Os modelos criados com a impressão 3D ainda não serão utilizados em transplantes, visto que os resultados ainda precisam ser estudados e testados rigorosamente, mas essa é uma grande esperança para milhões de pessoas em todo o mundo, onde estudos indicam que mais de 10 milhões de pessoas correm risco de perder a visão por alguma doença na córnea.

Saiba mais


3

Comentários

Transplantes revolucionados: cientistas criam córneas humanas com impressora 3D
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista