Segurança 29 Ago
A tecnologia está revolucionando cada vez mais a capacidade da medicina. Anteriormente já noticiamos sobre o implante do primeiro olho biônico humano do mundo e agora outra tecnologia pode dar mais esperança aqueles que precisam de um transplante: córneas humanas criadas em impressoras 3D. Veja como elas puderam ser criadas em laboratório por cientistas.
A córnea artificial foi criada por cientistas da universidade de Newcastle, na Inglaterra utilizando uma impressora 3D que é capaz de trabalhar com células humanas para construir órgãos artificiais. Embora pareça simples, a córnea humana é responsável por proteger os olhos e ainda ajustar o foco da nossa visão, por isso a precisão da curvatura dela é essencial, veja:
Para criar essa réplica, células-tronco de uma córnea saudável foram utilizadas para garantir o mínimo de rejeição possível. Por fim, a precisão milimétrica é criada por uma impressora que consegue produzir uma peça em 6 minutos.
Essa pode ser uma grande solução para a enorme fila de pacientes aguardando por um transplante, que já passa de 15 milhões de pessoas em todo o mundo. Para se ter uma ideia, um único doador pode fornecer material para a produção de 50 córneas no momento.
Os modelos criados com a impressão 3D ainda não serão utilizados em transplantes, visto que os resultados ainda precisam ser estudados e testados rigorosamente, mas essa é uma grande esperança para milhões de pessoas em todo o mundo, onde estudos indicam que mais de 10 milhões de pessoas correm risco de perder a visão por alguma doença na córnea.
Comentários