LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

ARM anuncia novo Cortex-A78C projetado para notebooks de produtividade e games

04 de novembro de 2020 4

A Apple surpreendeu o mundo da tecnologia ao confirmar durante sua WWDC 2020 que abandonaria os processadores da Intel em favor de um design próprio, os chips Apple Silicon. Baseados na arquitetura ARM, os chips prometem altíssimo desempenho com elevado eficiência, algo que já vimos em aparelhos da marca como o iPad Pro.

A gigante de Cupertino não é a única que está apostando em um futuro baseado em ARM, com a Microsoft aumentando cada vez mais seus investimentos no Windows on ARM e em chips proprietários desenvolvidos em parceria com a Qualcomm que também utilizam a arquitetura. É visível como a indústria tem considerado esse design tão comum em smartphones como uma opção viável.

A família ARM Cortex-A78 conta agora com o A78AE para aparelhos autônomos e A78C para notebooks, além do A78 tradicional para smartphones e dispositivos compactos.

Pois a própria ARM está bem ciente disso e acaba de anunciar uma novidade que permitirá que a indústria dê mais um passo ao futuro baseado em sua arquitetura. Trata-se do novo núcleo Cortex-A78C, desenvolvido especificamente para notebooks de produtividade, além de atividades mais intensas como games. O lançamento chega completando a família ARM Cortex-A78, que conta com o A78 padrão e o A78AE, voltado para aparelhos autônomos.

O Cortex-A78C foi desenvolvido com recursos para ampliar seu desempenho, visando atender notebooks de produtividade e até usuários que queiram jogar títulos pesados.

O ARM Cortex-A78C é similar ao irmão tradicional, mas traz algumas melhorias que prometem elevar ainda mais seu desempenho. A primeira delas e sem dúvida a mais importante é a possibilidade de ser utilizado em chips que não utilizem a configuração big.LITTLE. O A78C pode ser implementado em processadores big, que utilizam apenas núcleos de alto desempenho.

Outro destaque é a compatibilidade com até 8MB de Cache L3, que aumentará a velocidade do chip em processos com altas quantidades de dados. Além disso, caso ainda seja utilizado com núcleos LITTLE de alta eficiência, o A78C permite que haja uso de até 8 núcleos simultaneamente por meio da tecnologia DinamIQ.

A segurança e a possibilidade de ser utilizado em aparelhos mais robustos são os principais destaques do A78C.

Fechando o pacote, o Cortex-A78C traz uma série de recursos integrados de segurança que devem garantir a proteção contra ataques de malwares e outras ameaças digitais. O ARM Cortex-A78C ainda não possui um prazo apra estrear no mercado, mas não deve demorar muito para que vejamos notebooks equipados com a novidade. De toda forma, parece que enfim a computação baseada em ARM está prestes a decolar.


4

Comentários

ARM anuncia novo Cortex-A78C projetado para notebooks de produtividade e games
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista