LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: visitantes assintomáticos disseminam Covid-19 em hospital, diz estudo

08 de novembro de 2020 0

Um novo estudo mostra o potencial dos assintomáticos na disseminação da Covid-19 em hospitais. Segundo o levantamento – realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) –, os visitantes sem sintomas podem transmitir o coronavírus em ambientes de saúde, quando não tomam as medidas de proteção adequadas.

A pesquisa – publicada no periódico The International Journal of Infectious Diseases – mostrou que, no dia 29 de agosto, todos os visitantes do Hospital São Paulo foram testados e descobriram que 4% deles – 6 em 150 – tinham a doença e estavam assintomáticos.

Por meio do RT-PCR com amostragem nasofaríngea, um dos seis havia testado positivo 20 dias antes, mas não apresentou sintomas no momento da visita; outro desenvolveu sinais da condição no dia seguinte em que foi ao hospital; os demais ficaram até a avaliação final depois de 14 dias sem sentir nada.

O monitoramento das pessoas também identificou que dois dos seis pacientes visitados pelos assintomáticos tiveram resultados positivos posteriormente. Isso significa que a presença constante das pessoas de fora teria desempenhado um papel na transmissão da Covid-19. E como os visitantes são contatos próximos dos internados, a contaminação ainda poderia ter ocorrido antes mesmo da interação no estabelecimento de saúde.

Uso de máscaras não é suficiente

A infectologista da Unifesp e coordenadora da pesquisa, Nancy Bellei, ressalta que apenas o uso de máscaras em ambientes de saúde pode criar uma falsa confiança na redução dos riscos de transmissão.

Ela acrescenta que os hospitais precisam considerar as taxas de infecção local e triagem ativa dos visitantes para dar uma proteção a mais aos pacientes e evitar uma transmissão interna.

“O estudo sugere que, em momentos mais intensos da pandemia, o número de visitas deve ser mais controlado. No futuro, quando novos testes rápidos estiverem disponíveis, talvez seja possível testar os visitantes diariamente.”


Nancy Bellei

Infectologista da Unifesp e coordenadora do estudo

As últimas notícias sobre a pandemia do novo coronavírus estão disponíveis na nossa página especial dedicada ao assunto. O acesso pode ser feito por meio deste link.

Você tomou conhecimento de algum caso do tipo de transmissão da Covid-19? Conte a experiência para a gente no espaço destinado a comentários.


0

Comentários

Coronavírus: visitantes assintomáticos disseminam Covid-19 em hospital, diz estudo
Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020

Android

O melhor celular para comprar na Black Friday 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas