LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: visitantes assintomáticos disseminam Covid-19 em hospital, diz estudo

08 de novembro de 2020 0

Um novo estudo mostra o potencial dos assintomáticos na disseminação da Covid-19 em hospitais. Segundo o levantamento – realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) –, os visitantes sem sintomas podem transmitir o coronavírus em ambientes de saúde, quando não tomam as medidas de proteção adequadas.

A pesquisa – publicada no periódico The International Journal of Infectious Diseases – mostrou que, no dia 29 de agosto, todos os visitantes do Hospital São Paulo foram testados e descobriram que 4% deles – 6 em 150 – tinham a doença e estavam assintomáticos.

Por meio do RT-PCR com amostragem nasofaríngea, um dos seis havia testado positivo 20 dias antes, mas não apresentou sintomas no momento da visita; outro desenvolveu sinais da condição no dia seguinte em que foi ao hospital; os demais ficaram até a avaliação final depois de 14 dias sem sentir nada.

O monitoramento das pessoas também identificou que dois dos seis pacientes visitados pelos assintomáticos tiveram resultados positivos posteriormente. Isso significa que a presença constante das pessoas de fora teria desempenhado um papel na transmissão da Covid-19. E como os visitantes são contatos próximos dos internados, a contaminação ainda poderia ter ocorrido antes mesmo da interação no estabelecimento de saúde.

Uso de máscaras não é suficiente

A infectologista da Unifesp e coordenadora da pesquisa, Nancy Bellei, ressalta que apenas o uso de máscaras em ambientes de saúde pode criar uma falsa confiança na redução dos riscos de transmissão.

Ela acrescenta que os hospitais precisam considerar as taxas de infecção local e triagem ativa dos visitantes para dar uma proteção a mais aos pacientes e evitar uma transmissão interna.

“O estudo sugere que, em momentos mais intensos da pandemia, o número de visitas deve ser mais controlado. No futuro, quando novos testes rápidos estiverem disponíveis, talvez seja possível testar os visitantes diariamente.”


Nancy Bellei

Infectologista da Unifesp e coordenadora do estudo

As últimas notícias sobre a pandemia do novo coronavírus estão disponíveis na nossa página especial dedicada ao assunto. O acesso pode ser feito por meio deste link.

Você tomou conhecimento de algum caso do tipo de transmissão da Covid-19? Conte a experiência para a gente no espaço destinado a comentários.


0

Comentários

Coronavírus: visitantes assintomáticos disseminam Covid-19 em hospital, diz estudo
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas