
Segurança 30 Nov
30 de novembro de 2020 60
Em coletiva realizada no começo da tarde desta segunda-feira (30), o governador paulista, João Doria, anunciou uma regressão do Plano São Paulo. A partir desta quarta-feira (2), todo o estado passará a ficar na Fase Amarela. A decisão ocorre após o registro de aumento de casos e internações por Covid-19 em São Paulo.
Isso significa uma volta de algumas regiões, como Grande São Paulo, Taubaté, Baixada Santista, Campinas, Sorocaba e Piracicaba, da Fase Verde para a Amarela. Todas elas representam 76% da população do estado.
Na prática, a mudança representa algumas restrições maiores de funcionamento em estabelecimentos, além da adoção dos protocolos geral e setorial específico. Shopping Center, galerias e estabelecimentos similares devem abrir somente até 10 horas, com praças de alimentação apenas ao ar livre ou em áreas arejadas.
Já comércio, serviços, salões de beleza e barbearias terão as mesmas 10 horas diárias de limite, com ocupação máxima limitada a 40% da capacidade do local. O mesmo se aplica a bares e restaurantes, mas com obrigação de funcionamento somente ao ar livre ou em áreas arejadas, com consumo local até 17h – ou até 22h, se a região estiver ao menos 14 dias seguidos na Fase Amarela.
As academias esportivas e os centros de ginástica terão ocupação máxima restrita a 30% da capacidade do lugar, com horário reduzido a 10 horas e agendamento prévio com hora marcada. A permissão é para apenas aulas e práticas individuais, com suspensão das atividades em grupo.
Por último, eventos, convenções e atividades culturais só estarão liberadas após a região ficar, ao menos, 28 dias consecutivos na Fase Amarela, com ocupação máxima de 40%, obrigação de controle de acesso, hora marcada e assentos marcados – os quais terão distanciamento mínimo a ser respeitado. As atividades com público em pé estão proibidas, assim como a venda de ingressos em bilheterias físicas deverá respeitar protocolos sanitários e de distanciamento.
O secretário de saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, ainda afirmou que na próxima coletiva, a ser realizada nesta quinta-feira (3), será explicado como funcionará a fiscalização para este novo momento. Mas já adiantou que ela será quadruplicada, para que os protocolos sejam respeitados.
Você pode acompanhar o registro de novos casos e mortes por coronavírus no Brasil e no mundo no nosso Relatório Diário da Covid-19.
E aí, você concorda com a decisão neste momento do governo paulista? Comente conosco!
Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular
Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020
O melhor celular para comprar de presente no Natal 2020
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Comentários