LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: carga com 1 milhão de doses da CoronaVac desembarca em São Paulo

03 de dezembro de 2020 35

Mais um passo rumo à vacinação contra o coronavírus no Brasil. O governo do estado de São Paulo anunciou, hoje (3), que a segunda remessa da vacina CoronaVac, fabricada pelo laboratório chinês Sinovac Biotech, que contou com 600 litros do fármaco, que serão embalados pelo Instituto Butantan, que trará um milhão de doses da vacina ao estoque da administração estadual.

Cerca de 46 milhões de doses serão enviadas a São Paulo, de acordo com o acordo entre a farmacêutica chinesa e o governador paulista, e há ainda a transferência de tecnologia para a produção da CoronaVac pelo Butantan. A Sinovac já havia entregado, em novembro, 120 mil doses do imunizante.

Antes de serem envazados, os 600 litros da vacina serão testados, em processo ininterrupto que deve durar até sete dias. O estudo da CoronaVac, que alcançou 97% de eficiência, entrou há poucos dias na fase final de aprovação. As duas primeiras fases envolveram 744 voluntários com idade entre 18 e 59 anos na China entre abril e maio de 2020. Os resultados devem ser divulgados ainda neste mês, e há uma equipe da Anvisa em Beijing observando as instalações da Sinovac. Dados do ensaio clínico estão sendo extraídos e serão enviados pelo Comitê Internacional Independente.

Os efeitos colaterais relatados foram leves, sendo a maioria deles sobre dor no local da aplicação da vacina, que foi relatada por 35% dos participantes dos testes, além disso a Coronavac causou muito menos febre em participantes dos testes em comparação com outros imunizantes como na russa Sputnik V ou a desenvolvida em Oxford em parceria com a AstraZeneca.


Por outro lado, o Ministério da Saúde não pensa em utilizar o estoque da CoronaVac no plano de vacinação do SUS, reflexo da disputa política entre o Palácio dos Bandeirantes e o Palácio do Planalto, em Brasília, onde duelam João Dória e Jair Bolsonaro visando a presidência em 2022.

Na última terça (1º), foi anunciado que as vacinas utilizadas pelo governo federal são as do laboratório AstraZeneca, que está em testes em colaboração com a Fiocruz, e a do Instrumento Global de Vacinas Covid-19, da Covax Facility.

Até o momento a Coronavac se mostrou segura e capaz de reproduzir reposta imune em todas as faixas etárias, com proteção aprimorada para usuários entre 18 e 59 anos. Para saber mais sobre a Coronavac, recomendamos que você leia o nosso Detetive TudoCelular.


35

Comentários

Coronavírus: carga com 1 milhão de doses da CoronaVac desembarca em São Paulo
Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020

Android

O melhor celular para comprar de presente no Natal 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas