LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: governador do Maranhão vai ao STF por vacinação com doses aprovadas internacionalmente

08 de dezembro de 2020 22

Mais um capítulo na já conturbada relação entre o governo federal e os governos estaduais no combate ao coronavírus. Após o anúncio do governador João Dória do calendário de vacinação da CoronaVac, desenvolvida em parceria entre o laboratório chinês Sinovac Biontec e Instituto Butantan, dessa vez foi o governador Flavio Dino que resolveu caminhar para a judicialização.

O governador do Maranhão anunciou que entrou com ação no STF na última segunda-feira (7), pedindo que o Supremo autorize os estados a comprarem vacinas contra a Covid-19 aprovadas por órgãos internacionais de saúde, mesmo que não tenham recebido autorização da Anvisa.

Hoje, qualquer imunizante que chegar ao território nacional precisa estar registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que controla fármacos e quaisquer medicamentos no Brasil. Se o STF acatar o pedido de Dino, ficará autorizada a compra de vacinas sem autorização da Anvisa.

Não está claro se o pedido do pecebista vale também para a vacinação, que também depende da agência reguladora. Segundo Dino, o objetivo da ação é "estados possam adquirir diretamente vacinas contra o coronavírus autorizadas por agências sanitárias dos Estados Unidos, União Europeia, Japão e China. Com isso, estados poderão atuar, se governo federal não quiser”.


Opositores políticos que devem se encontrar nas eleições de 2022, Dino e Bolsonaro colecionam um histórico de atritos. O governador do PCdoB é crítico contumaz do presidente, especialmente no controle do coronavírus. Por outro lado, Bolsonaro critica Dino desde o ano passado quando, em conversa informal com Onyx Lorenzoni, disse: "daqueles governadores de 'paraíba', o pior é o do Maranhão; tem que ter nada com esse cara".

Por outro lado, o Governo Federal parece bastante inclinado a fechar um acordo de fornecimento de doses com o laboratório Pfizer, o mesmo que vai fornecer as vacinas de prevenção da Covid-19 para o Reino Unido. O Ministério da Saúde afirmou já ter um memorando pronto para ser assinado, no qual 70 milhões de doses da vacina fruto da parceria entre os laboratórios Pfizer e Biontech seriam adquiridas.


22

Comentários

Coronavírus: governador do Maranhão vai ao STF por vacinação com doses aprovadas internacionalmente
  • Tem que respeitar a Anvisa, é um órgão técnico que lida com dados e análise. Assim como querem respeito ao Butantan devemos ter respeito pela Anvisa. Flávio dino é um Lulista fanático, nem é levado a sério e nem tem credibilidade.

      • Só sei de uma coisa, quero tomar a vacina chinesa com virus desativado sim. Tecnologia antiga e confiável, não serei cobaia destas vacinas novas da Pfizer e Oxford que utilizam manipulação genética do vírus. Embora promissoras nunca foram testadas em massa a longo prazo.

          • Governar do Maranhão é um comunista doente que quer aplicar vacina sem aprovação do orgão regulador do país que é a Anvisa, chega a ser doentio.

            • Tem toda a razão o Dino. Se é uma vacina aprovada por órgãos de saúde, n há razão p se barrar.
              Os procedimentos foram erigidos pela OMS, no tocante aos requisitos mínimos. Então, todas as aprovadas estarão nos conformes.
              Anvisa tá cheia de pau mandado do bozo, p brecar qualquer oportunidade dos Estados de fornecerem vacina antes da União.
              Estando nos conformes, toma vacina até de Marte.

                • Temos que chutar a bunda do governo federal pra ver se agiliza essa vacinação. Quando era pra empurrar hidroxicloroquina, até pra ema tinha.

                  • Espero que essa ação seja bem-sucedida, por que se fossemos depender do presidente e do ministério da saúde, essa pandemia teria sido um desastre muito pior

                      • Certíssima atitude.
                        Contra os asnos do GF, que venha o STF.

                        • Espero que dê certo, Bolsonaro encheu a Anvisa de militares para barrar a vacinação dos brasileiros com sua pauta ideológica lunática.

                          Destaque ao tente-coronel reformado Jorge Luiz Kormann que não tem NENHUMA EXPERIÊNCIA EM MEDICINA OU DESENVOLVIMENTO DE VACINAS, mas deve liderar a unidade encarregada em dar o sinal verde aos imunizantes.

                            • Pois é. Sabe qual outro país socaram militares em tudo qto é cargo?
                              Venezuela.

                              Que inveja de Nova Zelândia, Taiwan, Finlândia, Canadá, Alemanha etc ..

                              • Ontem o presidente inaugurou um museu com suas roupas e tal. Enquanto a população está precisando de imunizada através da vacina e deste modo o governo não age.

                                  • Enquanto isso o novo presidente junto com os grandes ministros não tem plano algum de vacinação
                                    Não sabem nem o oque tão fazendo la
                                    Acham que só falar Brasil acima de tudo deus acima de todos, vai resolver os problemas do nosso Brasil rs

                                      Android

                                      Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

                                      Android

                                      Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020

                                      Android

                                      O melhor celular para comprar de presente no Natal 2020

                                      Especiais

                                      Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas