LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cientistas afirmam que Terra poderia ser 100% baseada em energia renovável

24 de dezembro de 2020 2

Uma das lutas da Ciência visando a preservação da humanidade é a de abandonar os combustíveis fósseis, que utilizam recursos que se esgotam e, ao serem utilizados, acabam degradando o meio ambiente. Soluções como a energia solar e até mesmo os carros elétricos são alguns dos primeiros passos rumo a um futuro mais limpo.

E apesar de parecer impossível, um estudo realizado pela University of South Australia em parceria com o Trinity College Dublin afirma que a Terra poderia ser completamente alimentada por energias renováveis. O problema, no entanto, é que todo o mundo precisaria trabalhar em conjunto para que esse futuro surreal possa se tornar realidade.

A pesquisa da equipe aponta que, para que atinjamos o futuro limpo, não apenas precisaríamos que mudanças ocorressem nas matrizes energéticas usada pela humanidade, como ainda nas tecnologias que utilizamos e nos padrões de consumo atuais, especialmente dos países mais ricos.

Apesar de confiantes, os cientistas reforçam que um esforço global seria necessário, sendo a redução dos padrões de consumo de países ricos um dos pontos mais importantes.

“Em primeiro lugar, as grandes necessidades de combustível dos países de alta renda teriam que ser reduzidas, pois exigiria uma vasta quantidade de terra a ser coberta com plantações de biomassa se quiséssemos produzir combustível suficiente para satisfazer os mesmos níveis”, explica Luca Coscieme, um dos pesquisadores do Trinity College.

Coscieme também afirma que uma espécie de "eletrificação" do planeta deve ocorrer, o que não seria tarefa fácil. Para que essa eletrificação ocorresse, seria necessário avançar a tecnologia o suficiente para que novas fontes de combustível sintéticas, como o uso de gases da atmosfera para geração de energia, ou mesmo como a fusão nuclear, possam ser desenvolvidas. Apesar dos enormes desafios, a equipe de cientistas está confiante, ainda que "o uso de uma parte substancial – embora sustentável – de áreas florestais do mundo seja exigido”.


2

Comentários

Cientistas afirmam que Terra poderia ser 100% baseada em energia renovável
  • Mas isso todos sabemos, o problema é que mesmo sabendo que não devemos jogar lixo na rua, sempre terá alguém que irá jogar, ou seja o problema somos nós mesmo e pra dificultar tudo nem mesmo os governos tomam iniciativas, somente tomam quando aquilo irá favorecer o bolso deles.

      • Sim, mas onde está a novidade nisso? Só está escrito o óbvil.

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista