LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

NASA aprova duas novas missões para estudar ventos solares e o clima espacial

31 de dezembro de 2020 0

Ocupada com inúmeros projetos ambiciosos, como a missão Ártemis para voltar à Lua, enquanto comemora o fim de ano com um top 20 das melhores fotos da Terra capturadas pela Estação Espacial Internacional, a NASA acaba de aprovar duas novas missões que pretendem aprimorar o entendimento da humanidade sobre os ventos solares e o clima espacial como um todo.

A agência norte-americana anunciou oficialmente nesta quinta-feira sua participação nas missões Extreme Ultraviolet High-Throughput Spectroscopic Telescope Epsilon Mission (EUVST) e Electrojet Zeeman Imaging Explorer (EZIE). As duas já haviam sido selecionadas pela NASA em setembro do ano passado para receber investimentos para atuarem por cerca de nove meses.

Liderado pela agência espacial japonesa, a JAXA, a EUVST tem planos de iniciar suas operações em 2026. A missão consiste em um telescópio solar que irá analisar como a atmosfera da estrela emite os ventos solares e expele matéria, eventos que intensificam a radiação no espaço. A NASA colaborará com US$55 milhões, estando envolvido o fornecimento de recursos como detectores de radiação UV, componentes de espectrografia e mais.

A EZIE é uma das missões aprovadas hoje pela NASA, e pretende estudar os eletrojatos aurorais para entender seu impacto em espaçonaves e satélites.

A EZIE, por outro lado, mira na Terra e utilizará um conjunto de três satélites para analisar os chamados Eletrojatos Aurorais, as correntes acima dos polos que ligam as auroras à magnetosfera do planeta. Estes fenômenos afetam as radiocomunicações e danificam espaçonaves, com o estudo visando encontrar maneiras de lidar com esses efeitos.

Ambas as missões, associadas a outras cinco selecionadas em agosto passado, buscam entendimento dos fenômenos solares, tendo como objetivo final prever eventos perigosos como as explosões solares e as ejeções de massa coronal, permitindo que ações sejam tomadas para proteger os astronautas e evitar danos graves em naves e satélites.


0

Comentários

NASA aprova duas novas missões para estudar ventos solares e o clima espacial
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista